AÇÃO - Equipes poderão ir às residências para constatar isolamento do paciente DIVULGAÇÃO

Pessoas com covid que descumprirem o isolamento serão monitoradas e poderão sofrer punições

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Vigep), em parceria com o 5º grupamento do Corpo de Bombeiros, irá monitorar presencialmente as pessoas com diagnóstico positivo e suspeito para covid-19 em Três Lagoas e que estejam descumprindo a necessidade de isolamento domiciliar.

Diante do crescente número de casos e óbitos diários no município, a ação objetiva mapear estes pacientes, na tentativa de conter o contágio pelo vírus e exigir o cumprimento do isolamento social e medidas de segurança.

O médico de família e comunidade, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, aponta que há pessoas descumprindo a quarentena e ignorando o uso de máscara e álcool em gel, por não apresentarem sintomas graves. “Temos informações de que algumas pessoas não estão cuidando de si e nem do próximo. Recebemos constantes denúncias de pessoas que, mesmo com sintomas e ainda na vigência do isolamento previsto, estão circulando pelas ruas, indo ao comércio e visitando normalmente amigos e familiares. Não podemos fazer vistas grossas a esta imprudência”, expôs.

Doutor Vinícius explicou que o monitoramento já acontece em Três Lagoas e ele inicia no momento em que a pessoa realiza seu teste. A partir daí, o paciente recebe o acompanhamento do agente comunitário de saúde de seu bairro. A novidade é que caso a pessoa não permaneça em casa ou não atenda às ligações, as equipes da Vigep e bombeiros serão avisadas sobre a não localização do paciente ou por ser identificado quebrando os protocolos de biossegurança.

Equipes da saúde, junto ao Corpo de Bombeiros,deslocarão ao domicílio da pessoa ou ao local onde ela se encontra. Ao ser identificado fora de casa, o paciente será notificado e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde será lavrado um boletim de ocorrência para devidas providências, inclusive, por causar risco à saúde pública.

 

DENÚNCIAS

A população pode colaborar com o Monitoramento, denunciando e fornecendo informações sobre possíveis pacientes com covid-19 que estejam colocando a saúde de outros em risco. Para denúncias, dúvidas e mais informações, o telefone é: 67-3929-9948.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Em busca de novos empreendimentos, secretaria realiza reuniões com investidores

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Com o objetivo de atrair novos empreendimentos para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *