20.4 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 26, 2022

Experiência de atenção à saúde bucal é exposta em conferência latino-americana

A área de atenção à Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, representada pelo cirurgião dentista Ramez Hassan Mahmoud, lotado na unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Interlagos, foi destaque e chamou à atenção na Mostra Latino-americana de Promoção de Saúde, em Franca (SP), no período de 8 a 10 de outubro.
Simultaneamente, no mesmo período, a Universidade de Franca – Inifran promoveu os seguintes eventos: 6ª Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, 3º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção de Saúde e o 3º Seminário de Promoção da Saúde do Interior Paulista. Estima-se que mais de 800 profissionais de várias áreas de Saúde pública e particular participaram desses eventos.
“Nessa oportunidade, apresentei minha experiência de assistência à saúde bucal no Instituto de Longa Permanência de Idosos ‘ Euripedes Barsanulpho”, que fica na área de abrangência da ESF Interlagos”, contou Ramez.
“Essa experiência de assistência a idosos foi considerada inédita pelos participantes, porque idoso cuidado pela família possui uma realidade de vida e o idoso em situação de longa permanência vive uma outra realidade, até então não percebida”, comentou o cirurgião dentista de Três Lagoas.
“Minha experiência foi avaliada como inédita, porque a área de atenção à saúde bucal das pessoas idosas pouco ou nada despertava interesse dos profissionais dessa área”, disse.
O cirurgião dentista fez questão de reconhecer que, “a minha experiência de atenção à saúde bucal dos idosos obteve sucesso, graças ao apoio que recebi da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da secretária de Saúde, Angelina Zuque, a coordenadora de Saúde Bucal, dentista Acácia Gimenes Barreto e o apoio e incentivo da coordenadora da ESF Interlagos, enfermeira Fabrícia Tatiane da Silva Zuque Lemes”, reconheceu.
Com o apoio da SMS de Três Lagoas, que forneceu também equipamento móvel-portátil para os devidos procedimentos, os idosos do Lar “Euripedes Barsanulpho” receberam atenção de Saúde Bucal que resultou “na eliminação de focos dolorosos de infecção e também a reabilitação dos pacientes para mastigação mais saudável e adequada, por meio de próteses dentárias”, resumiu Ramez Mahmoud.

DA REDAÇÃO
Três Lagoas

Ultimas Noticias