Equipe do Caps AD e pacientes ocupam praça para lembrar o Dia de Combate às Drogas

Compartilhe esta notícia!

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD, Unidade de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, ocupou espaço na Praça Senador “Ramez Tebet”, no Centro, no período da manhã desta quarta-feira (26).
O dia 26 de junho foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas, com a finalidade de intensificar ações educativas de prevenção ao uso de drogas.
Segundo dados divulgados pela ONU no Relatório Mundial sobre Drogas, cerca de 5% da população entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usam drogas ilícitas.
Nesta ação, a equipe do Caps AD, coordenada pela Assistente Social, Sara Regina Cavalcante, abordou as pessoas que circulavam pela Praça Senador “Ramez Tebet” e adjacências e informaram sobre os serviços que a SMS de Três Lagoas presta às pessoas com dependências de álcool e drogas.
Na mesma ação, incluída na programação das demais ações alusivas à “Semana Internacional de Combate às Drogas”, anualmente realizada no período de 24 a 28 de junho, estavam expostos trabalhos manuais, pinturas e outros artesanatos de pacientes como, Fábio Corvelone e Daniel Pereira Porto, entre outros.
“São trabalhos que eles realizam, demonstrando suas aptidões artísticas, ocupando, de maneira saudável e terapêutica, o tempo que passam no Caps, explicou a Psicóloga Jordana Barbosa, acompanhada da Assistente Social, Ana Cristina Silva de Oliveira, ambas da equipe do Caps AD.
“Esta ação, além da mensagem alusiva à data que hoje celebramos, é oportuna para divulgarmos o trabalho que a SMS de Três Lagoas realiza no Caps AD, onde procurarmos, em primeiro lugar, a valorização da dignidade da pessoa humana”, comentou Sara Regina.
Nas ações de prevenção, atenção e reinserção social de usuários de álcool e outras drogas, em especial, as pessoas que se encontram em vulnerabilidade e risco social, “a mais importante terapia é o acolhimento e tratar bem e com dignidade os nossos pacientes”, ressaltou a coordenadora do Caps AD.

REINSERÇÃO SOCIAL
No trabalho de reinserção social, também são importantes datas festivas, como, por exemplo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal e Festas Juninas, “que comemoramos recentemente e que não podem passar em branco”, destacou Sara Regina.
O Caps AD, mantido pela SMS de Três Lagoas, é um serviço específico de cuidados, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.
A equipe é constituída pelos seguintes profissionais: Coordenação, Assistente Social, Psicóloga, Pedagoga, Psiquiatra, Enfermeira, Técnico em Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Oficineiros, Educador Físico, Administrativo e Cozinheiras.
Nesta unidade, as portas estão abertas para atendimento a todas as pessoas que precisam de ajuda, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Elviro Mário Mancini, número 516, no Centro.

DA REDAÇÃO
TRÊS LAGOAS


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Nova massa de ar frio pode provocar queda histórica na temperatura

Compartilhe esta notícia!ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA Este ano estão sendo registradas temperaturas atípicas em várias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *