Home Cidades Três Lagoas Equipe do Caps AD e pacientes ocupam praça para lembrar o Dia de Combate às Drogas

Equipe do Caps AD e pacientes ocupam praça para lembrar o Dia de Combate às Drogas

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD, Unidade de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, ocupou espaço na Praça Senador “Ramez Tebet”, no Centro, no período da manhã desta quarta-feira (26).
O dia 26 de junho foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas, com a finalidade de intensificar ações educativas de prevenção ao uso de drogas.
Segundo dados divulgados pela ONU no Relatório Mundial sobre Drogas, cerca de 5% da população entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usam drogas ilícitas.
Nesta ação, a equipe do Caps AD, coordenada pela Assistente Social, Sara Regina Cavalcante, abordou as pessoas que circulavam pela Praça Senador “Ramez Tebet” e adjacências e informaram sobre os serviços que a SMS de Três Lagoas presta às pessoas com dependências de álcool e drogas.
Na mesma ação, incluída na programação das demais ações alusivas à “Semana Internacional de Combate às Drogas”, anualmente realizada no período de 24 a 28 de junho, estavam expostos trabalhos manuais, pinturas e outros artesanatos de pacientes como, Fábio Corvelone e Daniel Pereira Porto, entre outros.
“São trabalhos que eles realizam, demonstrando suas aptidões artísticas, ocupando, de maneira saudável e terapêutica, o tempo que passam no Caps, explicou a Psicóloga Jordana Barbosa, acompanhada da Assistente Social, Ana Cristina Silva de Oliveira, ambas da equipe do Caps AD.
“Esta ação, além da mensagem alusiva à data que hoje celebramos, é oportuna para divulgarmos o trabalho que a SMS de Três Lagoas realiza no Caps AD, onde procurarmos, em primeiro lugar, a valorização da dignidade da pessoa humana”, comentou Sara Regina.
Nas ações de prevenção, atenção e reinserção social de usuários de álcool e outras drogas, em especial, as pessoas que se encontram em vulnerabilidade e risco social, “a mais importante terapia é o acolhimento e tratar bem e com dignidade os nossos pacientes”, ressaltou a coordenadora do Caps AD.

REINSERÇÃO SOCIAL
No trabalho de reinserção social, também são importantes datas festivas, como, por exemplo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal e Festas Juninas, “que comemoramos recentemente e que não podem passar em branco”, destacou Sara Regina.
O Caps AD, mantido pela SMS de Três Lagoas, é um serviço específico de cuidados, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.
A equipe é constituída pelos seguintes profissionais: Coordenação, Assistente Social, Psicóloga, Pedagoga, Psiquiatra, Enfermeira, Técnico em Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Oficineiros, Educador Físico, Administrativo e Cozinheiras.
Nesta unidade, as portas estão abertas para atendimento a todas as pessoas que precisam de ajuda, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Elviro Mário Mancini, número 516, no Centro.

DA REDAÇÃO
TRÊS LAGOAS


Compartilhe esta notícia!