PREVENÇÃO - Ações visam conscientizar as mulheres quanto à importância dos exames preventivos

Clínica da Mulher realiza exames preventivos em alusão ao Outubro Rosa

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Clínica da Mulher, promoveu no último sábado (02), uma ação alusiva ao Outubro Rosa que tem como foco a Luta e Combate Contra o Câncer Feminino, com a antecipação da data para realização de exames preventivos de 40 mulheres que já estavam agendadas.
No total, foram realizadas 17 mamografias, 18 USG de mama e cinco biópsias de colo uterino. Conforme a coordenadora da Clínica, Edineia Fialho, a ação foi realizada apenas com mulheres com agendamento para evitar aglomeração. “Como estamos no meio de uma pandemia, preferimos evitar a livre demanda e, com isso, realizamos exames apenas daquelas pacientes que já estavam agendadas”, comentou.
A coordenadora destacou que a ação atingiu a expectativa, no entanto cerca de 10 mulheres convidadas para realizar seus exames no sábado não compareceram. “Pelo fato de o câncer de mama ser um dos mais comuns entre as mulheres, a prevenção através do exame de toque e a mamografia são indispensáveis para um diagnóstico e tratamento precoce”, ressaltou a coordenadora.
Além disso, Izabela Cristina Carducci, que é enfermeira obstetra, explicou que os sinais do câncer podem variar, porém uma das principais manifestações da doença é a presença de nódulos nos seios, que se apresentam palpáveis, endurecidos e indolores. “Outros sinais, segundo ela, são: vermelhidão ou inchaço na pele, mamilos retraídos, secreção mamilar serosa ou sanguinolenta e pele aspecto casca de laranja. ”
No decorrer de todo o mês de outubro a Clínica da Mulher tem a previsão de aumentar as vagas de mamografias diárias para obter uma cobertura maior na quantidade de exames.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Speed Park conclui mais uma edição da escolinha de kart

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI A escolinha de kart é um projeto gratuito, realizado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *