Home Mundo Brasil Secretaria lançará “Sumário de Touros e Matrizes Nelore IZ” na ExpoGenética 2019

Secretaria lançará “Sumário de Touros e Matrizes Nelore IZ” na ExpoGenética 2019

8 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – SÃO PAULO

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), participará da 12ª ExpoGenética com exposição de animais e do lançamento simultâneo dos Sumários de Touros dos principais Programas de Melhoramento Genético de Zebuínos do Brasil.
O IZ estará no Pavilhão 7 do Recinto da da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba (MG), de , das 8 às 17 horas, com a exposição de 7 animais da raça Nelore do Programa de Melhoramento Genético do Instituto de Zootecnia.
O lançamento do Sumário de Touros e Matrizes Nelore IZ 2019 ocorrerá no dia 19 de agosto, às 13h30, no espaço Tatersal Rubico Carvalho do Recinto da ABCZ , em Uberaba (MG), pelas pesquisadoras Maria Eugênia Mercadante e Renata Branco. No lançamento simultâneo, dia 19, serão apresentados os sumários dos principais Programas de Melhoramento Genético de Zebuínos do país, como do Instituto de Zootecnia, da ABCZ/Embrapa Geneplus; PAINT; e ANCP.
“No sumário apresentamos as diferenças esperadas na progênie para várias características importantes para a produção de bovinos de corte”, assegura a pesquisadora do IZ, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, responsável pelas avaliações genéticas dos animais. “Com os resultados divulgados no Sumário, esperamos fomentar o uso de material genético melhorador para aumentar a produtividade dos rebanhos de corte brasileiros”, afirma.
Desde 2017, o Sumário de Touros e Matrizes do IZ incorporou informações genômicas aos dados de pedigree dos animais avaliados. A genômica fornece acurácia adicional à predição da Diferença Esperada na Progênie (DEP) dos animais e melhora a eficiência do processo de seleção.
No dia 19, a pesquisadora do IZ, Maria Eugênia, zootecnista mestre e doutora em Melhoramento genético, será uma das debatedoras na Mesa Redonda da palestra “Entendendo a acurácia dos valores genéticos e genômicos nas avaliações atuais”, que será proferida por Fábio Luiz Buranelo Toral, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Maria Eugênia é diretora do laboratório de crescimento animal do Centro de Bovinos de Corte e docente no Programa de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável do IZ, e sua carreira está focada na área de Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, com ênfase em bovinos de corte.

Genética IZ
Nesta nova edição do Sumário 2019, o pecuarista terá em detalhes as novas informações sobre as DEPs – metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de sua descendência – para características relacionadas ao desenvolvimento ponderal. Também são disponibilizadas as diferenças esperadas na progênie para características de carcaça, obtidas in vivo e para a característica dias ao parto, que indica a fertilidade das matrizes.
Os produtores ainda encontram informações sobre as diferenças esperadas na progênie para a característica consumo alimentar residual, que indica a eficiência alimentar, dados avaliados pelo IZ desde 2005, e ainda as diferenças esperadas na progênie para a característica de ganho médio residual – uma característica de crescimento ajustada para o consumo de alimentos.
São 40 anos do Programa de Melhoramento Genético do IZ, compartilhados com criadores de todo país. Diversos criatórios têm adquirido a tecnologia IZ por meio do tradicional Leilão Anual de Reprodutores e Matrizes. Este ano o leilão do IZ ocorrerá no dia 12 de setembro, no Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte, em Sertãozinho, SP (Rodovia Carlos Tonani, km 94).
A diretora do Centro de Pesquisa, Joslaine Cyrillo, destaca que desde 2002 já foram comercializadas mais de 360 mil doses de sêmen e cerca de 5.500 embriões de touros e matrizes provenientes destes rebanhos.
“Toda essa transferência de tecnologia é resultado do trabalho de seleção sistemático e criterioso para ganho de peso realizado pelo IZ desde 1978 e reconhecido em todo o Brasil”, afirma Joslaine.

Serviços
12ª Expogenética 2019
Data: 17 a 25 de agosto
Horário: 8h às 17 horas
Local: Parque Fernando Costa, Uberaba, MG

Lançamento do Sumário
Data: 19 de agosto
Horário: 13h30 horas
Local: Espaço Tatersal Rubico Carvalho

 


Compartilhe esta notícia!