6.4 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

Secretaria disponibiliza publicação do IZ sobre controle de carrapatos

DA REDAÇÃO – SÃO PAULO
A nova edição do livro referente ao VI workshop Controle de Carrapatos que abordou o tema “Carrapaticidas: toxicologia, resíduos e alternativas”, realizado pelo Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está disponível para download no link Publicações em http://www.iz.sp.gov.br.
Segundo a coordenadora do evento e pesquisadora do IZ, Cecília José Veríssimo, o assunto abordado é de extrema importância, “pois envolve o bem-estar do homem, do animal e de seu ambiente”.
O uso indiscriminado – sem critério e de maneira errada – do carrapaticida leva ao fenômeno da resistência do carrapato aos carrapaticidas, além da morte de dezenas de animais. Outro sério problema está na intoxicação de pessoas ao manipular o produto, quando ocorrem erros de dosagem e aplicação.
“A resistência hoje é uma realidade em todo o Brasil e no mundo todo, levando os produtores a procurarem alternativas de controle”, destacou Cecília.
As primeiras palestras, que estão na publicação, mostram alternativas para o não uso de carrapaticidas ou menor utilização na propriedade. Já os demais capítulos trazem informações sobre o aumento de gerações do carrapato, resistência a produtos que têm sido utilizados no controle e discussão sobre se os carrapaticidas são pesticidas, e como eles afetam os carrapatos.
Há também uma interessante revelação sobre a possível relação entre determinados produtos muito utilizados para o seu controle (avermectinas), afetando a reprodução de machos.
Os interessados pelo assunto ainda poderão encontrar no livro abordagens sobre os temas de diversos especialistas.

 

Ultimas Noticias