Diego Fernandes – Araçatuba
O interesse dos governos federal e estadual no fortalecimento da industrialização do país é uma boa notícia para a região de Araçatuba e pode garantir com que a geração de empregos siga positiva nos próximos anos nos municípios da região.
A avaliação foi feita pelo economista e professor da FAC-FEA, Marco Aurélio Barbosa de Souza, em entrevista concedida ao jornal O LIBERAL REGIONAL e à Clube FM, sobre a perspectivas econômicas para a região em 2023.
Dados do CAGED, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, apontaram que Araçatuba fechou o ano passado com 2.276 vagas de trabalho criadas, com grande destaque para o setor de serviços. Em toda a região, foram cerca de 8.800 postos de trabalho a mais criados.
Segundo o economista ouvido pela reportagem, os números só não foram maiores devido à insegurança causada no empresariado por conta da eleição no ano passado, mas, de acordo com ele, essa desconfiança já está arrefecendo, e a tendência é de manutenção de bons números para este ano.
“Tanto o governo Tarcísio, com o seu novo secretário de desenvolvimento econômico, quanto o Alckmin, que está na Indústria, Comércio e Serviços, tem trazido a discussão sobre o investimento para reindustrializar o Brasil, porque a indústria veio perdendo participação no PIB. E aqui o governo do estado também quer trabalhar com essa reindustrialização, e quer ter um olhar maior para o interior, nessa nossa região de Prudente, Araçatuba”, afirmou o economista.
De acordo com Marco Aurélio, os 43 municípios da região de Araçatuba estão representando hoje apenas 1,1% do PIB do estado de São Paulo, um índice baixo e que, segundo ele, demanda uma estratégia governamental de fortalecimento da região, sendo a área industrial o principal foco.
“É uma região que demanda um olhar mais carinhoso do governo de criar estratégias junto aos municípios, fazendo uma leitura da realidade econômica de cada um, mas olhando também o conjunto, para que essa região avance do ponto de vista do PIB. Nesse contexto, eu enxergo boas oportunidades para a nossa região”, analisou.
O economista araçatubense avaliou que esta visão de industrialização pactuada pelos governos pode beneficiar a região e trazer impactos para todo o setor econômico em Araçatuba e em Birigui, onde a indústria calçadista já é muito forte e presente nos resultados econômicos municipais e regionais.
Marco Aurélio, porém, pondera que esta projeção otimista depende de uma normalidade do cenário político nacional e internacional. Mudanças repentinas são suscetíveis de ocorrer no país e no mundo. Nos últimos tempos, por exemplo, pandemia, guerra entre Rússia e Ucrânia e eleições afetaram diretamente a economia.
“Eu enxergo que esse é um ano interessante para a nossa região e que deve apresentar novamente bons números, se não acontecer nenhum desastre no ponto de vista de alguma mudança ou alguma atitude do governo federal ou uma mudança muito brusca da economia internacional”, avaliou.
PIB
A previsão de crescimento do PIB Nacional também é outro fator que faz com que o economista Marco Aurélio Barbosa tenha projeções otimistas para o cenário econômico regional ao longo deste ano.
“Ano passado havia uma previsão negativa de PIB para esse ano, mas agora todos os grandes institutos têm aumentado essa previsão de crescimento que está em torno de 0,7 a 1,5%. Neste contexto, eu acredito que a nossa região continuará apresentando bons indicadores”, relacionou.
Marco Aurélio lembrou que, apesar da previsão de saldo positivo de empregos, não é possível afirmar se os índices serão maiores do que os do ano passado, já que a base de comparação foi alta.
“Como o ano passado a base é uma base de crescimento bem alta, talvez não vai ter um crescimento tão grande como foi no comparativo 2021-2022, mas eu acredito que a gente feche esse ano também com saldo positivo. É difícil falar o tamanho desse saldo. E a exportação deve continuar porque já temos dados favoráveis do crescimento das exportações da região em janeiro”, concluiu.



