ELEIÇÕES - Três candidatos disputam a eleição neste domingo (3)

Piacatu terá eleições neste domingo; três candidatos concorrem ao cargo de prefeito

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Os moradores de Piacatu, cidade da região de Araçatuba que possui 6.093 habitantes, segundo o IBGE 2021, terão de voltar às urnas neste domingo (3). A cidade terá eleições suplementares durante todo o dia para a escolha do prefeito municipal, que cumprirá o mandato até 31 de dezembro de 2024. Ao todo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, 4.518 eleitores estão aptos a ir às urnas no dia de hoje.

Isso ocorre porque o ex-prefeito Euclásio Garruti (DEM), que foi o vencedor das eleições de 15 de novembro de 2020, recebendo 2.458 votos, ou 72,72% do total. Porém, sua candidatura foi barrada pela lei da Ficha Limpa. O Supremo Tribunal Federal manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral. Desde o dia 1º de janeiro deste ano, a prefeitura está sendo comandada pelo presidente da Câmara, David Lemes Ferraz, o Deivão Ferraz (PSDB).

As eleições suplementares foram adiadas por três vezes. Em março, o pleito foi adiado para julho, logo depois adiado para agosto, e por fim adiado para este 3 de outubro. Em todas as ocasiões, o adiamento ocorreu por causa da pandemia de covid-19. Com a queda nos casos, a data das eleições foi mantida para este domingo. Outros 11 municípios também terão eleições para prefeito neste domingo.

Candidatos

São três candidatos que disputam o cargo máximo do executivo de Piacatu, dentre eles está Ricardo Lemes (PSDB), que era vice de Garruti e fazia parte da chapa vencedora nas eleições do ano passado. Com a candidatura do ex-prefeito barrada, Lemes voltou à disputa, agora para o cargo de prefeito, tendo Bia Ramos como sua vice.

Ele terá como adversário Marcos Moraes, o Markinho do Mazão (Podemos), que tem como vice Rose Rodrighero. Markinho foi derrotado na eleição do ano passado, tendo recebido 922 votos e ficando com 27,28% dos votos válidos.

O terceiro candidato à prefeitura é o vereador eleito no ano passado José Carlos Totó (PTB), que tem Marco Balzai como seu vice. No ano passado, Totó foi o sexto candidato mais votado para o cargo de vereador, tendo recebido 175 votos.

Após a confirmação do resultado das eleições, que deve ocorrer no começo da noite deste domingo, a diplomação do prefeito e vice que forem eleitos deve ocorrer no dia 8 de novembro.

Eleições

Piacatu conta com 14 seções eleitorais e as urnas foram transportadas aos locais de votação durante este sábado (2). Todas elas possuem adaptação para pessoas com deficiência ou que tenham mobilidade reduzida.

O período de votação será das 7h às 17h, sendo que das 7h às 10h o horário será preferencial para eleitores idosos a partir de 60 anos. Pessoas entre 60 e 69 anos ainda possuem a obrigação de votar, sendo que a partir dos 70 anos o voto passa a ser facultativo.

Os 4.518 eleitores aptos a votar neste domingo, em Piacatu, estão com domicílio eleitoral homologado no município desde o último dia 3 de março. Quem não estiver no domicílio eleitoral neste domingo poderá justificar a ausência no pleito através do Justifica Brasil, no aplicativo E-Título do TSE, Tribunal Superior Eleitoral. A justificativa pode ser feita até o próximo dia 2 de dezembro.

Para eleitores que forem votar, é necessário apresentar documento com foto no local de votação. Para aqueles que possuem cadastramento biométrico, basta levar o e-Título no celular. Será obrigatório o uso de máscara para adentrar aos locais de votação em Piacatu, neste domingo.

CANDIDATO – Markinho do Mazão disputa prefeitura pelo Podemos
CONCORRENTE – Ricardo Lemes era vice na chapa de Garruti e concorre pelo PSDB
VEREADOR – José Carlos Totó concorre pelo PTB e atualmente faz parte da atual legislatura da Câmara Municipal

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Speed Park conclui mais uma edição da escolinha de kart

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI A escolinha de kart é um projeto gratuito, realizado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *