FORTE - Para gerente da ACIA, comércio de Araçatuba é forte e por isso é um dos carros chefes de empregos no município

Pequenas e médias empresas impulsionam a retomada da economia

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

As pequenas e médias empresas têm sido as principais responsáveis pela retomada econômica pós restrições da pandemia. De acordo com número do governo do estado de São Paulo, empresas de menor porte, como serviços e comércio, praticamente já recontrataram os profissionais que precisaram ser desligados por causa da paralisação das atividades em 2020. A maior parte dos empregos disponíveis no balcão de empregos, em Araçatuba, vem de empresas de pequeno e médio porte.

 

Nesta semana, o CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, divulgou que Araçatuba chegou a um saldo positivo de 1.202 empregos empregos gerados ao longo do ano de 2021, com destaque para serviços e comércio. 

 

De acordo com informações do governo do estado de São Paulo, por causa da pandemia, as micro e pequenas empresas foram obrigadas a fechar 251.521 postos de trabalho nos sete primeiros meses do ano passado. A recuperação, porém, chegou de forma rápida no mesmo período deste ano. Entre os meses de janeiro e julho de 2021, o estado criou 250.567 vagas de trabalho somente entre as micro e pequenas empresas, praticamente repondo tudo que foi perdido no ano passado. 

 

O economista Euclides Teixeira, professor da Fatec, em Araçatuba, afirma que a micro e pequena empresa tem maior facilidade para repor as vagas perdidas por conta da facilidade em contratar mais rápido, enquanto grandes empresas acabam fazendo processos seletivos mais demorados.

 

“As pequenas empresas saem da crise mais rápido. As grandes empresas quando estão em um momento de crise, elas tentam trabalhar, mas a resiliência delas é muito inferior, a resiliência das pequenas empresas, que têm mais facilidade em contratação, rapidamente conseguem contratar alguém sem muitos processos”, afirmou. 

 

Para ser considerada uma micro ou pequena empresa no Brasil, o negócio não pode ultrapassar o número de 100 funcionários, o que remete a praticamente todos os estabelecimentos comerciais e de serviços. 

 

Vagas abertas

 

O panorama atual do balcão de empregos de Araçatuba comprova a força do comércio e da indústria do município na geração de empregos. 95% das oportunidades de trabalho disponíveis na cidade atualmente são de prestadoras de serviço ou de comércio.

 

Atualmente são 120 vagas disponíveis, sendo 57 para cada uma das duas áreas, além de outras 4 vagas para a construção civil e duas para a indústria. 

 

Segundo Osnei Ferracioli, gerente executivo da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, a retomada dos horários de trabalho mais normalizados e o aumento da capacidade dos estabelecimentos em receber clientes foram fundamentais para esta retomada dos empregos na área do comércio. Para ele, o comércio de Araçatuba sempre foi muito forte, por atrair consumidores de toda a região.

 

“Depois de um período muito difícil, onde o comércio em geral sofreu. Com a retomada do comércio aberto, bares, restaurantes, começou-se a contratar novamente. Com a reabertura total está precisando contratar novamente. Isso é bom, é um pai de família que volta a trabalhar, é um pai de família que volta a gastar no comércio e no supermercado. Começa a respirar. O comércio de Araçatuba é muito forte, esperamos que a economia retorne aos normais e com isso as portas se abram pro emprego com a chegada de novas empresas”, afirmou Osnei Ferracioli. 

 

As oportunidades que mais se destacam entre as disponíveis no comércio e serviços, em Araçatuba, são para auxiliar de serviços gerais, que está oferecendo 14 oportunidades de emprego, além de atendente / balconista, que possui 10 vagas. Ainda há 4 vagas para balconista de padaria e 3 vagas para atendente de lojas, que também estão no mesmo grupo de oportunidades.

 

Vendedores também seguem bem requisitados no mercado, entre vendedores comuns, externos e de eletromésticos, estão disponíveis 9 vagas. Há ainda 4 oportunidades para zelador. 

 

Para se candidatar a uma destas vagas disponíveis no balcão de empregos de Araçatuba, basta cadastrar currículo por meio do site da prefeitura. 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Polícia Rodoviária Federal apreende quase uma tonelada de maconha em Penápolis

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – PENÁPOLIS No início da tarde de domingo (26), equipe da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *