20.4 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 26, 2022

PENÁPOLIS INVESTE NA CONSTRUÇÃO DE CENTRO DE ATENDIMENTO ANIMAL

Com o objetivo de promover o controle de natalidade e garantir a saúde dos animais, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis está construindo um Centro de Castração. As obras, bancadas com recursos próprios do município, já está 60% concluídas. O trabalho está a cargo da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis).

Atualmente a empresa trabalha na colocação de revestimentos nas paredes; a próxima etapa será a implantação do piso. O prédio terá uma recepção, duas salas para médico veterinário, copa , almoxarifado, gatil, sala de vacina, canil, sala de observação, sala de cirurgia, autoclave, expurgo, vestiários e banheiros acessíveis, além de abrigo para lixo.

Ao todo serão 300 metros quadrados em alvenaria, com piso cerâmico e forração em PVC. O Centro de Castração é construído em uma área dentro do Recinto de Exposições Prefeito Jandira Trench.

O projeto em execução aproveita uma estrutura metálica já existente do recinto, próxima ao local onde estão estavam as antigas baias de animais. Trata-se de um investimento de aproximadamente R$115 mil da Secretaria de Saúde.

Com a conclusão das obras, prevista para os próximos meses, o atendimento médico veterinário também passará a funcionar naquele local. O trabalho de castração será desenvolvido de forma gratuita, como uma forma de controle de cães e gatos, consequentemente prevenindo as zoonoses.

Além do centro de castração, do atendimento médico veterinário e o centro de zoonoses, o local também poderá servir como abrigo para os animais apreendidos, já que atualmente a prefeitura tem dificuldade em manter os cavalos que são apreendidos por estarem abandonados na via pública.

Da Redação

Ultimas Noticias