CAMPANHA - Além das UBSs, vacinação ocorre também no modelo drive-thru

Municípios da região iniciam vacinação de idosos

Compartilhe esta notícia!

ARNON  GOMES – ARAÇATUBA

Municípios da região iniciaram nessa segunda-feira a vacinação contra a covid-19 em idosos. Na primeira fase da imunização a pessoas desse segmento, estão recebendo as doses pessoas com mais de 90 anos de idade.

A decisão pela aplicação das vacinas nesta faixa etária, considerada de risco elevada, é embasada nas Diretrizes Técnicas do PNI (Programa Nacional de Imunização) e considera estudo populacional do grupo de indivíduos maiores de 60 anos, suas condições socioeconômicas e a necessidade de evitar exposição e aglomerações.

ARAÇATUBA

Na maior cidade da região, o público-alvo dessa etapa foi orientado a se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência (mais próxima da sua residência), das 16h às 20h. Antes, no sábado, começou a vacinação dos pacientes acamados, que foi aplicada por equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Também no último dia 6, nos bairros rurais Jacutinga, Água Limpa e da Prata, pacientes acamados e idosos com idade igual ou maior de 90 anos foram vacinados pela ESF nas próprias residências.

ANDRADINA

Em Andradina, a Secretaria de Saúde começou os trabalhos em postos instalados na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Josepha de Jesus Carreira, no Benfica, e na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Maria Elizabethe Venturolli Pinese, na Vila Mineira. Os idosos vão receber os imunizantes produzidos por Oxoford ou pelo Instituto Butantan, dando sequência a campanha de vacinação que já imunizou 1.653 pessoas só na cidade.

No próximo dia 12, inicia-se a vacinação por drive-thru em posto montado no Centro Cultural Pioneiros de Andradina.

BIRIGUI

Já em Birigui, as doses começaram a ser aplicadas nas salas de vacinas das onze UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em sistema drive-thru na unidade básica de saúde do bairro Vila Bandeirantes.

Até as 16h de ontem, 28 idosos foram imunizados no drive-thru, que ficará aberto de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19h. Nos postos de saúde, o atendimento ao público-alvo ocorre apenas no período da manhã, das 7h às 13h. Ao todo, 585 idosos devem ser vacinados nesta etapa da campanha.

De acordo com a Prefeitura, desde o início da imunização contra a doença transmitida pelo novo coronavírus, já foram vacinados aproximadamente 2.300 trabalhadores da saúde, além de 47 idosos institucionalizados, como são chamados aqueles assistidos em casas de repouso.

GUARARAPES

Em Guararapes, idosos de 90 anos ou mais receberão a dose na UBS Dr. Norman Storto (Postão), no período das 8h às 16h30. Aqueles que estão acamados irão ser vacinados nos domicílios. Para isso, os responsáveis podem entrar em contato com as UBSs. O município recebeu 920 doses e 615 pessoas já foram vacinadas.

GERAL

Em todo o Estado de São Paulo, foram vacinadas 904.908 pessoas, conforme boletim divulgado ontem pelo governo estadual às 19h25. Desse total, 8.945 receberam as doses somente em Araçatuba.

A vacinação para pessoas com mais de 90 vai até 12 de fevereiro, sexta-feira. Para receber a dose, o idoso deve apresentar documento de identidade que comprove a idade e CPF. A vacinação de outras faixas etárias dentro do grupo de idosos depende da finalização desta fase de vacinação e da liberação de mais doses de imunizantes.

 

Rapaz de 21 anos morre com suspeita da doença

 

Ontem, a Santa Casa de Araçatuba informou, em seu boletim diário, que duas pessoas morreram com suspeita da doença. Um desses casos foi um rapaz de 21 anos, de Birigui, que estava internado desde 21 de janeiro. Ele faleceu no final da tarde de domingo. Também com quadro clínico suspeito, veio a óbito um idoso de 87 anos na madrugada de segunda-feira. Outra vítima foi uma mulher de 68 anos, que estava internada, mas com diagnóstico positivo.

No momento, em Araçatuba, o número de casos positivos de covid-19 chega a 12.627 e o de mortes, 260. Ontem, foram feitas mais 14 internações em hospitais da cidade. Até a noite de ontem, havia 28 pacientes internados em enfermaria; seis, em UTI; 12 em Unidade de Terapia Intensiva com ventilação mecânica; além de 1.239 em monitoramento domiciliar. Maior hospital de Araçatuba, a Santa Casa registrou nessa segunda-feira taxa de ocupação de 41% em leitos dedicados à covid.

BIRIGIUI

Em Birigui, no sábado, domingo e segunda-feira, foram confirmados 114 novos casos positivos da doença.

Uma nova morte também foi confirmada no período, de um homem de 45 anos que faleceu na Santa Casa de Birigui, onde estava internado desde o dia 1º de janeiro. Ele tinha doença cardiovascular crônica.

Desde o início da pandemia, o município soma 166 óbitos. De acordo com o boletim epidemiológico, a cidade possui 6.611 casos positivos do novo coronavírus.

ANDRADINA

Já Andradina totaliza 101 óbitos em decorrência da covid-19 desde março do ano passado e 2.638 casos confirmados.

 

 

Prefeituras revogam pontos facultativos de carnaval

 

Prefeituras de municípios da região anunciaram, também na tarde de ontem, a revogação dos pontos facultativos referentes ao Carnaval, que aconteceriam na próxima semana.

A medida ocorre para evitar festas e aglomerações de costume em decorrência da data, por conta da pandemia de covid-19. O governo estadual já havia anunciado na última semana de janeiro que cancelaria o feriado.

Nas prefeituras de Araçatuba e Andradina, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, o expediente será normal em todos os serviços, enquanto na cidade a terça-feira de Carnaval não é feriado e, sim, ponto facultativo, deixando a decisão para os proprietários de empresas.

 

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Tribunal aponta sucessão de falhas em construção de escola milionária

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *