DA REDAÇÃO – BILAC
Neste sábado (09.12), o secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, diminuiu o déficit habitacional com três novos residenciais nos municípios de Bilac (51 uhs, Bilac F) e Avanhandava (173 uhs, Avanhandava C), ambos localizados na região administrativa de Araçatuba; e na cidade de Guaimbê (117 uhs, Guaimbê E), região de Bauru. Ao todo foram investidos R$ 38,6 milhões na construção das casas, urbanização e infraestrutura completa. Foram 1,3 mil pessoas beneficiadas com moradia definitiva. Os residenciais foram viabilizados pelo Programa Morar Bem, Viver Melhor – através da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
“No mês do nascimento de Jesus, é muito gratificante para nós realizar o sonho da casa própria. Instalamos um equipamento de aquecimento solar em cima das casas para que as famílias possam pagar menos na conta de energia e, com o dinheiro economizado dar uma vida digna aos seus filhos e netos”, afirma o secretário Rodrigo.
As casas têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. São unidades com 56,67 m² de área construída. Os imóveis possuem piso cerâmico e laje em toda a edificação, azulejos no banheiro e na cozinha, esquadrias de alumínio, cobertura em estrutura metálica, calçada de acesso à unidade habitacional e aquecedor solar instalado. A infraestrutura dos residenciais dispõe de muros de divisa entre os lotes, redes de água e esgoto doméstico, rede elétrica e iluminação pública, drenagem, pavimentação asfáltica, guias, sarjetas e passeio público.
“Graças a Deus, agora eu tenho um teto para morar com a minha família e passar o final de ano abençoada!”, conta Vanessa Brito dos Santos Balduíno, 25 anos, que irá morar em uma das casas do conjunto Bilac F com o marido e sua irmã Valesca, com uma filha de quatro meses.
No empreendimento Bilac F foram investidos R$ 6,2 milhões. Mais R$ 13,7 milhões foram depositados às obras do Guiambê E. No Avanhandava C foram R$ 18,7 milhões de recurso. Os sorteios das casas dessas três intervenções ocorreram em agosto deste ano.
“É uma felicidade que não cabe dentro da gente. Só sabe como é quem ganha a casa. Tenho pressão alta e fui parar no hospital por estar muito ansiosa para receber minha chave”, conta aos risos Isabel Cristina Moraes, 57 anos, que irá morar com o marido, dois filhos e a mãe, de 87 anos, em sua casa no Conjunto Guaimbê E. Além das novas moradias será construído um acesso ao empreendimento com ruas melhores.
A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são: morar ou trabalhar no município há pelo menos cinco anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.
Trabalho desde 2011
A pasta já entregou 4.652 moradias populares na região de Bauru. Além disso, outras 467 estão sendo construídas. Isso compreende um investimento de R$ 378.460.000,00 milhões pela CDHU e Agência Casa Paulista.
Na região de Araçatuba foram 4.075 habitações de interesse social entregues; e mais 862 estão com obras em andamento. O que representa R$ 417.000.000,00 milhões dispensados pelos dois braços operacionais da pasta – CDHU e Agência Casa Paulista.
Morar Bem, Viver Melhor
Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas.



