18.1 C
Araçatuba
quinta-feira, agosto 18, 2022

Médico veterinário descobre segredo para acabar com escorpiões

Contrariando a afirmação de que inseticidas não são eficazes no combate a escorpiões, um veterinário de Andradina desenvolveu um veneno capaz de matar os animais em apenas 20 segundos após a aplicação.

O professor doutor Willian Marinho Dourado Coelho desenvolveu uma fórmula química com carrapaticida, inseticida do tipo Detefon, água e detergente de cozinha que pode ser aplicada nos esgotos e possíveis criadouros, além de móveis e pisos residenciais.

“Eu misturei inseticidas que já existiam no mercado com água e detergente e testei em escorpiões. A diferença é o uso do detergente, que neutraliza a camada impermeável que existe no corpo do escorpião e permite que o veneno entre no seu organismo”, explica o doutor.

A espuma do detergente também aumenta o volume do veneno, fazendo com que ele preencha toda a circunferência do cano de esgoto, impedindo que o escorpião fuja do veneno aplicado.

ESCORPIÕES 2 - DR. WILLIAN MARINHO.JPG

O estudo foi publicado na revista do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) e na revista de uma universidade de Presidente Prudente, em 2016. O experimento foi registrado em mais de mil vídeos que mostram os escorpiões morrendo segundos após a aplicação do veneno.

“Registrei em vídeos os testes que fiz, nos quais os escorpiões morreram em 20 segundos. Quando se trata de filhotes, a morte é quase instantânea”, ressaltou.

Apesar da nova arma contra a infestação de escorpiões, o professor alerta que a limpeza dos quintais é fundamental. “Só jogar o veneno sobre o lixo não vai matar o escorpião. É preciso cada um limpar seu quintal para que o escorpião que sair da minha casa não encontr abrigo na casa do vizinho”.

A pesquisa realizada pelo doutor é independente e sua ideia com o trabalho não é comercializar uma nova fórmula, mas distribuir o conhecimento à população para que todos possam cuidar de suas casas.

“A ideia é que as famílias façam a fórmula em casa, porque ela utiliza ingredientes que estão acessíveis a todos no supermercado ou em lojas de produtos voltados à agropecuária, por exemplo. Basta seguir as indicações de uso do próprio rótulo para manusear”.

Willian ressaltou que é importante aplicar periodicamente a solução até diminuir ou acabar com o criadouro do escorpião.

ACIDENTES EM ARAÇATUBA

Segundo informações do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) da Prefeitura de Araçatuba, foram registrados até agora 259 casos de acidentes escorpiônicos na cidade. Até o mês de setembro de 2016, foram registrados 242 casos. As ações de combate aos escorpiões continuam sendo realizadas pelo CCZ através de uma equipe que trabalha diariamente atendendo chamados relacionados à presença de escorpiões nas residências e fazendo vistoria nos entornos das mesmas.

O CCZ informou ainda que no arrastão realizado pela Prefeitura, no último dia 23 de setembro, não foi encontrado nenhum escorpião nas escolas nem em seus arredores.

Karen Mendes – Andradina

Ultimas Noticias