PARABÉNS - Lins completa 101 anos nesta quarta-feira

Lins terá dois eventos remotos para comemorar aniversário de 101 anos

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – LINS

Pelo segundo ano seguido, o município de Lins não terá nenhum megaevento para comemorar a data de seu aniversário. Completando 101 anos, hoje, quarta-feira, a comunidade poderá acompanhar apenas dois eventos on line para não deixar a data passar em branco.

No ano anterior, quando completou seu centenário, Lins também não contou com eventos, apenas com um hasteamento de pavilhões que ocorreu de manhã com a presença de autoridades.

Já neste ano, ainda por causa da pandemia de covid-19, que não permite a realização de eventos com aglomeração, haverá novamente hasteamento de bandeirantes logo pela manhã, por volta das 8h, com transmissão pelas redes sociais.

Haverá algumas poucas autoridades, dentre elas o prefeito de Lins, João Pandolfi (PP), com objetivo de não promover nenhum tipo de aglomeração

Além disso, haverá uma live especial de aniversário às 17h30 na página da prefeitura de Lins no Facebook. Será uma apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins, que será transmitida diretamente do Cristal Palace Hotel.

Vídeos culturais

Desde o último domingo, a prefeitura, através da sua coordenação de cultura, está publicando eventos virtuais nas redes sociais do poder executivo em comemoração ao aniversário de 101 anos do município.

Ontem foi publicado o vídeo “Lins – Um encanto de história”, criado por Zaíra dos Santos e Andressa Giacomini.

No último domingo foi lançado um vídeo da coreografia “O que queremos para Lins”, com destaque para os artistas e dançarinos Mauro Ladeia e Suzane Paulo.

Também no domingo, foi publicado um vídeo-documentário do espetáculo teatral “A Senhora da Lança”, que tem 1h e 22 min, aproximadamente, destinado ao público infanto-juvenil, com criação e direção de João Mendes, e com Geralda Duarte, Fernando Machado e João Mendes no elenco.

Na segunda-feira, foi publicado o vídeo “Lins – Em cada canto, um encanto”, feito pela secretaria de turismo, que conta a história de Lins e lista locais a serem visitados no município.

Outra publicação de ontem foi do espetáculo “Apoteose”, que conta com cerca de 48 minutos de duração.

As publicações terminam nesta quarta-feira, com os dois eventos ao vivo em comemoração ao aniversário de Lins.

História

Lins surgiu no cruzamento de uma trilha de índios localizada nas proximidades dos Rios Tietê e Dourado e a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

Os trilhos da Estrada de Ferro traziam os homens que cortavam as matas com seu destino já traçado pelo Marechal Cândido Rondon, rumo ao Mato Grosso.

A partir de então várias famílias se estabeleceram no território onde fica hoje a cidade, fundando o patrimônio de Santo Antônio do Campestre.

Em 16 de fevereiro de 1908, o Presidente da República à época, Senhor Afonso Pena, acompanhado do Eng. Conde Paulo de Frontin, visitou a região para proceder a inauguração da 20ª seção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

Naquele mesmo dia 16 de fevereiro de 1908, a estação da via férrea, Km 152, recebeu o nome de “Albuquerque Lins” em homenagem ao Presidente da Província.

O coronel Joaquim de Toledo Piza e Almeida e sua esposa se estabeleceram no local em 1913. Foi doada pelo Coronel um terreno ao município de Bauru, anexa à Estação de Albuquerque Lins, para que se estabelecesse o núcleo de uma povoação. Criou-se o Distrito de Albuquerque Lins, transferido em 1914 para o município de Pirajuí.

Em 30 de dezembro de 1913, Carlos Augusto Pereira Guimarães, vice-presidente do Estado, criou o Distrito de Paz de Albuquerque Lins, com sede no povoado da estação do mesmo nome da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

Lins nasceu com o nome de Douradinho, também se chamando Campestre, Santo Antonio do Campestre; Albuquerque Lins e, finalmente, Lins. A emancipação politico-administrativa de Lins ocorreu em 21 de abril de 1920.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Homem é preso com revólveres após disparos em mata

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA No início da noite de terça-feira (21), policiais militares …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *