GOLPE - Devido ao alto valor dos materiais, grupos estão aplicando golpe ou furtando catalisadores DIVULGAÇÃO POLÍCIA CIVIL

DIG de Lins prende grupo especializado no golpe do catalisador

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – LINS

Nessa segunda-feira (16), policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), de Lins, detiveram três homens de Santo André (Grande São Paulo), pela prática de estelionato e associação criminosa, uma vez que, após ludibriar o proprietário do veículo GM/Corsa, retiraram o catalisador do escapamento do automóvel. Durante diligências complementares, os policiais conseguiram localizar em uma casa, em Promissão, que servia de abrigo aos detidos, mais 15 sacos contendo catalisadores, os quais foram todos apreendidos.

Segundo o delegado Wanderley Gonçalves Santos, titular da DIG, o caso específico de Lins foi registrado como estelionato. Já os demais catalisadores podem ter sido furtados. O doutor Wanderley Santos disse que os veículos são 

de cidades da região.

O proprietário do Corsa suspeitou e acionou a Polícia Civil. A equipe compareceu ao local e prendeu os indivíduos em flagrante. Os materiais do catalisador já estavam em uma sacolinha. Em Promissão, foi encontradas mais 15 sacolinhas. “Cada sacolinha é de um carro”, disse o doutor Wanderley Santos.

 

VALIOSO

O catalisador é o responsável por neutralizar gases poluentes em compostos seguros para serem liberados na atmosfera durante o uso do carro. A peça onde está o catalisador é uma cápsula de aço inoxidável. A peça é composta por uma colmeia cerâmica na qual está uma camada de metais nobres, como paládio, platina ou ródio, que é um subproduto dos primeiros. São eles que fazem uma reação química acontecer antes de liberar os gases na atmosfera. Devido ao alto valor destes minérios, aumentou muito o furto de catalisadores, que são vendidos no mercado paralelo. (Colaboração William Abdalla)

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Polícia Rodoviária Federal apreende quase uma tonelada de maconha em Penápolis

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – PENÁPOLIS No início da tarde de domingo (26), equipe da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *