DESTINAÇÃO - Iniciativa visa dar destinação adequada às bitucas de cigarro

Concessionária inicia projeto com bituqueiras ecológicas

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – LINS

 

No mês em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Triunfo Transbrasiliana, concessionária que administra a BR-153/SP, com sede em Lins, reforça o compromisso de buscar soluções inovadoras que permitem reduzir e mitigar possíveis impactos ambientais oriundos das suas operações nas comunidades lindeiras onde está inserida. Além de cumprir a legislação ambiental vigente, a concessionária desenvolve iniciativas, programas e projetos que levam em conta a responsabilidade socioambiental.

Um destes projetos iniciados recentemente é o de bituqueiras ecológicas. Instaladas nas quatro Praças de Pedágio, nas sete Bases de Atendimento aos Usuários e também na sede administrativa da concessionária, as bituqueiras estimulam o descarte correto de guimbas de cigarro, muito prejudiciais à natureza devido à composição química – contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos, além do seu longo período de decomposição – até cinco anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número estimado de fumantes no mundo é de mais de 1,6 bilhão. Essa enormidade de pessoas joga fora, de acordo com informações da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), 7,7 bitucas de cigarro por dia. Ou seja, são cerca de 12,3 bilhões de bitucas descartadas diariamente.

Com esta iniciativa, todos os filtros descartados nas bituqueiras são recolhidos e reciclados, passando por um processo em que se transformam em massa de celulose, que é a base para se fazer o papel. Depois, os papéis reciclados são doados para instituições e escolas, que fazem um trabalho de inclusão social e de geração de renda em comunidades.

Para a Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Triunfo Transbrasiliana, Pricilla Ratto, o projeto contribui para a preservação do meio ambiente e também para a transformação social. “Dia a dia reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e enxergamos nesta iniciativa mais uma oportunidade de preservar o meio ambiente com o descarte correto de resíduos e, ainda, impactar socialmente com intervenções educativas. Além de contar com o apoio dos nossos profissionais, os usuários da concessionária também poderão fazer o descarte correto das bitucas nas praças de pedágio e bases de atendimento. Foram instaladas bituqueiras e placas informativas a fim de estimular e facilitar a coleta”, comentou.

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Sindicato e vereadores discutem criação de cartilha de cuidados para o comércio durante a pandemia

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Com as lojas do comércio funcionando em horário normal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *