Após velório rápido, corpo de secretário de saúde é sepultado em Lins

Após velório rápido, corpo de secretário de saúde é sepultado em Lins

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – LINS

Foi sepultado nesta quinta-feira (25), por volta das 17h, no cemitério São João Batista, em Lins, o corpo do secretário de Saúde, Dr. Orrélio Justiniano Rocha, que morreu na manhã de quinta-feira aos 83 anos de idade, vítima de complicações da covid-19.

Por ter falecido pelo coronavírus, o velório foi rápido, restrito e ocorreu entre 14h e 16h45 no Memorial Santa Izabel.

Ele estava internado na UTI do Hospital São Francisco, em Bauru, desde a manhã de quarta-feira (24). Antes disso, o secretário ficou internado por 15 dias no Hospital São Francisco de Lins, onde também ficou na UTI e intubado durante boa parte do tempo.

Ele havia sido transferido pra Lins para realização de hemodiálise, já que o quadro grave de covid comprometeu o funcionamento de seus rins.

O prefeito João Pandolfi (PP) decretou luto oficial de três dias no município pela morte de Dr. Orrélio Rocha. No final da tarde de ontem, as redes sociais da prefeitura publicaram um vídeo em homenagem ao secretário.

“Quero deixar aqui meus sentimentos à família do Dr. Rocha, a todos os amigos e todos aqueles que gostavam dele. Um ícone dentre os médicos do município que nos deixou hoje”, lamentou o prefeito João Pandolfi (PP) em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura de Lins.

Dr. Rocha já havia perdido a esposa, Euridice Rocha, também aos 83 anos, vítima da covid-19. Ela faleceu no último dia 14, após ter ficado alguns dias internada em Lins.

Orrélio Justiniano Rocha tinha vasta história na área médica e na área política linense. Nascido em Parnamirim (BA), em 17 de fevereiro de 1938, o médico fixou residência em Lins a partir de 1966, quando tinha 27 anos, e foi um dos fundadores do Hospital e Maternidade São Lucas e do Saúde São Lucas. Também foi diretor clínico e superintendente da Santa Casa, chefe do IAMSP por três anos e presidente do Clube Linense por dois anos.

Recebeu o título de cidadão linense em 1997 por honraria do então vereador José Gonçalves Cintra Neto, pelos relevantes serviços médicos prestados ao município durante várias décadas. Atuou como pneumologista e anestesiologista por mais de 50 anos.

Como político, Dr. Rocha foi vereador por três vezes não consecutivas. Seus dois primeiros mandatos foram entre 1º de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 1992, quando foi presidente da Câmara Municipal por quatro anos, entre 1988 e 1991. Depois voltou a ser vereador entre 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008.

Como presidente da Câmara, fez parte da aprovação da Lei Orgânica do Município, promulgada em abril de 1990.

Atualmente, Dr. Orrélio Rocha ocupada o cargo de secretário municipal de saúde do governo do prefeito João Pandolfi (PP).

Ele foi o primeiro linense vacinado contra a covid-19 quando começou a campanha de vacinação em janeiro. O secretário já havia tomado a segunda dose, mas ainda não havia desenvolvido a imunidade quando se infectou com a covid, no dia 7 de março.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Lins antecipa vacinação de professores

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – LINS O prefeito de Lins, doutor João Pandolfi, em conjunto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *