A vez dos municípios no Senado Federal

 

MARCO PILLA

Marco Vinholi se destaca à frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional, ocupando o cargo há três anos e tem dinamizado ações da pasta, acelerando projetos e desenvolvimento em todo o estado. Ao longo deste período, Vinholi, tem implementado muitos projetos e dinamizado os já existentes, acelerando o desenvolvimento de todo o Estado de São Paulo.
Com apenas 37 anos de idade, Vinholi tem tido papel fundamental em programas do Governo, revivendo e implantando uma gestão municipalista.
Lançou programas regionais para o crescimento econômico e social de regiões carentes do estado, como o “Vale do Futuro”, voltado para o desenvolvimento socioeconômico da região do Vale do Ribeira; “Pontal 2030”, iniciativa com a finalidade de alavancar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste paulista; “Viva o Vale”, que contempla ações para o desenvolvimento da região do Vale do Paraíba em diversas áreas como infraestrutura, turismo, desenvolvimento econômico, saúde, segurança, habitação e educação; e o ”Sudoeste+ 10”, que foca em melhorias na agricultura, meio ambiente, turismo, geração de emprego e renda e nas estradas que cortam a região de Itapeva, na divisa do estado com o Paraná.
Outros grandes programas tiveram a relevante participação de Vinholi, como o “ Novas Estradas Vicinais”, “Estradas Asfaltadas” e “ Cidade Acessível”.
Dentre tantos projetos, um se destaca e tem sido muito importante, que é o processo da nova regionalização do estado expandindo e fortalecendo os municípios na criação de propostas de investimentos locais e regionais e melhorando a participação da sociedade na elaboração de projetos e investimentos, seja por parte do governo do Estado ou parcerias com a iniciativa privada.
Vinholi teve e tem papel muito importante que é o de articulador diante dos 645 municípios paulistas e, nestes dois anos do enfrentamento da pandemia de Covid, foi o responsável por auxiliar as prefeituras na questão de distribuição de insumos, leitos hospitalares e doses de vacinas. Ainda, apoiou os municípios nas questões humanitárias com entrega de produtos de higiene, limpeza e cestas básicas arrecadados, articulando essas demandas com as Pastas envolvidas.
A escolha feita pelo governador João Dória foi a mais acertada. Eu que já trabalhei com outros quatro secretários de estado quando presidia a Fundação Itesp, vejo o dinamismo do Vinholi e o quanto sua dedicação chega ao extremo, não medindo esforços em resolver as questões que a ele são levadas. Altamente competente e comprometido com a coisa pública, não ficou só no discurso, fez as coisas saírem do papel e irem para prática melhorando a vida da população paulista. O governador João Dória e o vice-governador Rodrigo Garcia, um grande conhecedor da máquina pública, fazem uma ótima gestão onde Vinholi é uma peça chave no diálogo com os prefeitos.
Outra marca da gestão do secretário foi pensar em programas de apoio aos jovens, às mulheres e aos afrodescendentes. Criou a ”Casa da Juventude”, espaços multiusos de apoio ao público jovem no início da vida profissional; a ”Casa da Mulher”, unidades regionais para o desenvolvimento de políticas públicas destinadas à mulher e a ”Casa SP Afro Brasil”, equipamentos que oferecerão atendimento de justiça e cidadania, programas contra o racismo, atendimento de saúde, ensino da história e cultura afro-brasileira, oficinas culturais, cursos de gestão aos profissionais de salões de beleza negra, moda e artesanato e muito mais.
Além dos programas, a Secretaria de Desenvolvimento Regional atua no investimento de infraestrutura urbana dos municípios paulistas, por meio da Subsecretaria de Convênios.
São esses convênios firmados que impactam diretamente na vida das pessoas e no dia a dia, movimentam as economias locais e geram empregos.
Vinholi assinou convênios com todos os 645 municípios de São Paulo e até o final de 2021 terá investido cerca de R$ 1,5 bilhão em praças, edifícios públicos, pontes, creches, campos, museus, teatros e ruas melhoradas.
Por ser uma liderança jovem, Marco Vinholi tem chamado atenção pelo jeito simples, educado e atencioso que trata todos aqueles que o procuram, sendo um nome que sempre está nos holofotes quando se fala em eleição.
O secretário, por todas as suas qualidades, hoje, está preparado para realizar voos maiores e considero Marco Vinholi o nome certo para ser o representante do Estado de São Paulo no Senado Federal. O Vinholi hoje está preparado para ser o nosso representante no Senado Federal. Já mostrou competência técnica e habilidade política e é isso que São Paulo almeja para seu representante no Senado.

Marco Pilla é coordenador do Programa de Vicinais e do Pontal 2030 e é ex-diretor presidente da Fundação Itesp, onde ingressou como técnico concursado na década de 1990.

Veja também

Araçatuba chega a 4 óbitos; Birigui tem primeiro do ano e Santa Casa chega a 100% de ocupação na UTI

Diego Fernandes – Araçatuba Uma mulher de 97 anos que estava internada no Hospital Unimed …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *