Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Demo
    Trending
    • MEMÓRIAS DE ARAÇATUBA: Onde está a antiga Fonte Luminosa da Praça Rui Barbosa?
    • Principais cidades da região de Araçatuba geraram mais de 800 vagas de emprego em março, aponta Caged
    • Imersão prática capacita alunos de Medicina Veterinária no manejo de animais silvestres e exóticos
    • Reforma Tributária é tema de palestra gratuita em Birigui voltada a pequenos negócios  
    • Câmara de Rubiácea abre processo que pode cassar vereadores por suposta divulgação de fake news
    • Praça Nova Araçatuba lança campanha com brinde exclusivo neste Dia das Mães
    • Programa Casa Paulista beneficia 329 famílias com moradias na região de Araçatuba
    • Faturamento do comércio varejista deve crescer 3% em todo o estado com Dia das Mães, segundo FecomercioSP
    Demo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Governo de SP lança Programa ‘Meu Emprego’ com ampliação de vagas
    Cidades

    Governo de SP lança Programa ‘Meu Emprego’ com ampliação de vagas

    By jornalistacrispim5 de junho de 2019Nenhum comentário4 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O governador João Doria e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, lançaram nesta terça-feira (4) o programa Meu Emprego – plataforma que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo do Estado. O site disponibiliza também um sistema para registro de demandas de cursos pelas prefeituras paulistas, a fim de atender as necessidades atuais do mercado de trabalho por mão de obra qualificada. Pela primeira vez, o governo estadual irá oferecer cursos de qualificação profissional para Pessoas com Deficiência (PCD) e egressos do sistema prisional.
    Neste ano, também, serão abertas 26,5 mil novas vagas em todos os cursos de qualificação oferecidos pelo Estado, um aumento de 25% em comparação com o total de vagas disponibilizadas em 2018 (de 103,5 mil para 130 mil oportunidades).
    “Pela primeira vez, vamos oferecer cursos de qualificação profissional específicos para PCDs e egressos do sistema prisional. Estamos trabalhando para que a gente possa expandir ainda mais as vagas para os próximos anos. Temos uma demanda reprimida bastante grande e precisamos todos trabalharmos juntos”, afirmou a secretária Patricia Ellen.
    A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável pela plataforma http://www.meuemprego.sp.gov.br, que concentra as informações dos programas estaduais de qualificação e empregabilidade para acesso da população. A inovação do portal também se destaca ao criar um sistema para registro de demandas de cursos pelas por parte das prefeituras paulistas. A partir da identificação da demanda dos municípios e das necessidades do mercado de trabalho local, a Pasta avaliará a oferta de qualificação para cada região.

    Programas de qualificação e empregabilidade oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Meu Emprego:
    Meu Emprego Pró-Egresso: Os egressos recebem apoio para obtenção da carteira profissional e são inseridos em iniciativas de qualificação profissional e intermediação de mão de obra para sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

    Meu Emprego Cidadão Trabalhador: Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego que proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. Os beneficiários receberão qualificação profissional para atuação em áreas de zeladoria predial e urbana e atuarão em atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais em contrapartida ao benefício financeiro oferecido pelos municípios.
    Meu Emprego Trabalho Inclusivo: Tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e conscientizar o empresariado. O programa de assistência ao deficiente físico foi remodelado e passará a oferecer cursos de qualificação profissional.
    Via Rápida: Oferece cursos gratuitos de qualificação profissional de curta duração, de 100h a 160h, para jovens e adultos em busca de uma oportunidade no mercado ou de geração de renda. Os cursos são oferecidos de acordo com demandas locais e dinâmicas regionais de empregabilidade.
    Via Rápida Expresso/ Escola Mais Bonita: Oferece cursos de qualificação profissional básica de curta duração na área de construção civil, especificamente de pintor de obras e edificações, com enfoque na qualificação profissional para a reintegração social. As aulas teóricas geralmente são ministradas na unidade prisional, e as aulas práticas são realizadas em equipamentos públicos, garantindo sua revitalização durante o curso. Neste momento, há priorização para execução das aulas práticas nas escolas estaduais paulistas.
    São Paulo Criativo: O São Paulo Criativo é uma iniciativa com enfoque na qualificação e formação profissional para o desenvolvimento da criatividade, em um ambiente de aprendizagem que favorece a inovação e o empreendedorismo. A carga horária é de 160h a 230h e o objetivo é contribuir com a geração de emprego e renda nas áreas de Tecnologia, design, artes, gastronomia, arquitetura, marketing digital, dentre outras que compõem o setor da economia criativa.
    Novotec: O Novotec dá oportunidade aos alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de cursarem também o Ensino Técnico profissionalizante. O programa oferece duas modalidades: Novotec Expresso, com cursos de curta duração e o Novotec Virtual, com cursos complementares à distância.

    DA REDAÇÃO
    ARAÇATUBA

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleRedução do número de vereadores tem votação adiada
    Next Article Empossados novos membros do Comdica
    jornalistacrispim

    Related Posts

    Araçatuba

    MEMÓRIAS DE ARAÇATUBA: Onde está a antiga Fonte Luminosa da Praça Rui Barbosa?

    7 de maio de 2026
    Araçatuba

    Principais cidades da região de Araçatuba geraram mais de 800 vagas de emprego em março, aponta Caged

    7 de maio de 2026
    Araçatuba

    Imersão prática capacita alunos de Medicina Veterinária no manejo de animais silvestres e exóticos

    6 de maio de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.