Home Cidades Filho de Mazzaropi comanda seminário sobre educação no trânsito

Filho de Mazzaropi comanda seminário sobre educação no trânsito

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Araçatuba terá nesta quinta-feira (25) um seminário sobre educação de trânsito nas escolas encabeçado pelo ator e especialista em legislação de trânsito, André Luiz Mazzaropi, o mais novo dos filhos de criação do humorista e produtor de cinema Amácio Mazzaropi (1912-1981).
Nesta terça-feira, durante conversa com a imprensa e com membros da administração municipal no Salão Azul da Prefeitura, André Mazzaropi destacou a todo momento a importância de se ensinar o trânsito nas escolas e a necessidade da implantação deste tipo de aula a partir do ensino fundamental. Segundo André, sem esse tipo de trabalho, todo o dinheiro investido em trânsito no município não surtirá efeito. “Pode investir todo o dinheiro da Prefeitura no trânsito que não vai resolver, as pessoas não têm o hábito, aquele que você aprende na escola, igual na aula de matemática, dois mais dois, que você nunca mais esquece”, disse André, que acredita que com a implantação da educação no trânsito nas escolas, em cerca de 15 anos a mudança no comportamento dos motoristas poderá ser sentida.
André também defendeu a municipalização do trânsito e acredita que os órgãos como Detran e Denatran estão com os dias contados. “Imagina só, pra que o município irá pagar para ter uma sede do Detran aqui se a própria cidade já tem um secretário e profissionais técnicos para cuidar do trânsito da cidade?”, questionou durante sua explanação.
Segundo o especialista, o objetivo do seminário é dar formação técnica para os agentes de trânsito e profissionais do município. “Quem vem ensinar não sou eu, são os especialistas em sinalização, em pintura, em tintas, em emplacamento, em normas, em legislação”, comentou André Mazzaropi.
Este é o 19º seminário realizado pelo ator desde 2017. Até agora 1.054 municípios já receberam as instruções. Para o seminário de amanhã, em Araçatuba, cerca de 25 municípios da região estão inscritos.
A atividade vai acontecer no Sest / Senat, na Rodovia Senador Teotônio Vilela, km 09, em Araçatuba, e ocorrerá das 8h às 17h, com intervalo de 1h e meia para o almoço.
Projeto “Tem um Jeca no Trânsito” deve ser implantado a partir de setembro
Além do seminário, André Mazzaropi também pretende implantar um projeto denominado “Tem um Jeca no Trânsito”. Para isso, ele desenvolveu uma revista de educação de trânsito que deve ser entregue nas escolas de ensino fundamental.
A revista, no formato de HQ (História em Quadrinhos), tem a intenção de ensinar as crianças e ao mesmo tempo provocar as autoridades municipais para a importância da educação no trânsito.
Outro objetivo é se fazer cumprir o Artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro, que torna obrigatória a educação no trânsito nas escolas de ensino fundamental no Brasil.
O projeto terá a participação das secretarias de Cultura, Educação e Assistência Social de Araçatuba e deve ser realizado no mês de setembro.

 


Compartilhe esta notícia!