23.6 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Estado libera uso de máscaras ao ar livre; região de Araçatuba teve queda em todos os índices da pandemia

Após a redução do número de internações e mortes por covid-19 e ao aumento da vacinação, o Governador João Doria confirmou a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente aberto em todo o estado de São Paulo.
A medida já passou a valer desde ontem (9). O uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios.
“A decisão de hoje se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação. São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil. A decisão está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida”, afirmou Doria. “É um novo momento na vida e no trabalho. Depois de dois anos e dois meses de pandemia e de perdas, nós podemos tomar uma medida com esta importância e dimensão”, reforçou o governador.
O decreto assinado por Doria tem efeito imediato, pois já foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. Agora, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre. O município de Araçatuba também liberou o uso de máscaras, seguindo decreto estadual.
A decisão é baseada em análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. O grupo de especialistas levou em consideração a redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por covid-19 no último mês.
Além da melhora nos indicadores da pandemia, São Paulo tem a maior cobertura vacinal do país, com mais de 101 milhões de doses aplicadas. O estado está próximo da meta de 90% da população elegível vacinada, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Região
Na região de Araçatuba, a queda é expressiva. Houve uma queda de mais de 20% no número de casos nos 43 municípios, segundo dados do governo estadual, com uma queda de mais de 33% no índice de mortes no Departamento Regional de Saúde.
Houve queda de 11,5% no número de internações em uma semana, sendo que a ocupação de leitos de covid na região é de pouco mais de 9% em enfermaria e 20% em UTI.
“Nós estamos muito além da vacinação de muitos países. Nós temos hoje uma taxa de ocupação de leitos de UTI no estado de 37,6%. Nos últimos 30 dias, nós tivemos queda de 54% no número de casos, as internações caíram 76% e o número de óbitos foi 56% menor”, afirmou o secretário de saúde do estado, Jean Gorinchteyn. “É com segurança que vamos continuar protegendo a vida, mas precisamos que as pessoas continuem se vacinando”, acrescentou.
Histórico
O uso da proteção facial em ambientes abertos chegou a ser anunciado pelo governo de SP em novembro do ano passado. Na oportunidade, a liberação seria a partir do dia 11 de dezembro.
Porém, com a chegada da variante ômicron no final do ano passado e a confirmação de casos no estado, antes da data marcada, o governo recuou e manteve o uso das máscaras em todos os ambientes.
A liberação, que passou a valer no dia de ontem, é a primeira flexibilização desde 1º de julho de 2020, quando o artigo passou a ser utensílio obrigatório para toda a população. (Com informações do Governo de SP).

 

Ultimas Noticias