Home Cidades Empresária morre em desabamento de hangar no aeroporto de Araçatuba

Empresária morre em desabamento de hangar no aeroporto de Araçatuba

9 tempo de leitura
0
0
1,748

Segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2019. Era para ser mais uma tarde normal, de forte calor em Araçatuba. Até o início da tarde, a temperatura se aproximava dos 40°C. Mas por volta das 15h, nuvens carregadas de chuva já anunciavam a chegada de um temporal. Não demorou muito para acontecer. Por volta das 16h, pancadas de chuva atingiram a cidade com muito vento e até granizo em algumas localidades. A região mais atingida foi a do aeroporto estadual Dario Guarita. O vendaval, com rajadas de 120 quilômetros por hora, terminou em tragédia. O hangar 40, que pertence à família Buchalla, desabou, tirando a vida de Fabiane Paiva Buchalla, 49, esposa do empresário Jamil Buchalla Filho.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, além de toda a estrutura metálica, parte do concreto também desabou no local. A força do vento foi tanta que placas foram lançadas a metros de distância, caindo em um pasto em frente e também na fiação dos postes de iluminação pública.

A primeira equipe de socorro a chegar foi a do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A vítima foi socorrida em meio aos escombros com muitos ferimentos, já em estado grave. Ela foi levada até a Santa Casa da cidade sob escolta de uma viatura da Polícia Militar, que ia abrindo caminho pelas vias do município.

Fabiane deu entrada no setor de emergência e emergência da unidade hospitalar com um quadro gravíssimo. Os médicos fizeram diversos procedimentos, inclusive a entubaram, mas não conseguiram reverter o quadro. A morte da mulher foi constatada por volta das 17h.

ISOLAMENTO

O desabamento aconteceu no hangar 40 do aeroporto, mas a reportagem apurou que os hangares 26 e 14 também foram danificados, mas com menor grau de gravida. Equipes da Defesa Civil estiveram no local durante a tarde fazendo uma avaliação preliminar e decidiram interditar os galpões até a manhã desta terça-feira (17). Um engenheiro da prefeitura fará uma análise mais aprofundada em todos os hangares do aeródromo a fim de verificar se existe algum risco.

Equipes do Corpo de Bombeiros também estiveram no aeroporto com um caminhão e uma unidade do Resgate. A grande preocupação era de que outras vítimas pudessem estar debaixo dos escombros. A informação não se confirmou algumas horas depois de buscas no local.

Três aeronaves particulares foram atingidas pelas placas metálicas. Houve vazamento de combustível, por isso, os bombeiros tiveram que jogar água com um tipo de espuma que previne incêndios e explosões. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar e seria apresentada durante a noite na Central de Polícia Judiciária.

Outra grande preocupação das equipes policiais era com fios energizados sobre a via Olegário Ferraz. Por esse motivo, o trânsito chegou a ser parcialmente interditado. Somente pessoas autorizadas, funcionários do aeroporto e a imprensa puderam entrar nas imediações da área de isolamento.

FUNCIONAMENTO DO AEROPORTO

O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) lamentou o desabamento ocorrido no hangar e informou que irá acompanhar a investigação que irá apurar a causa do acidente pelos órgãos competentes.

O aeroporto, segundo o órgão, vai operar normalmente. Inclusive, segundo apuração da reportagem, o avião da Azul Linhas Aéreas havia pousado na pista às 15h14 e decolou para o aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, às 16h12, minutos antes do vendaval que atingiu o local e causou a tragédia.

VIDA

Fabiane Paiva Buchalla tinha 49 anos e nasceu em Lins no dia 20 de setembro de 1970. Ela era casada com o empresário Jamil Buchalla Filho e tinha um casal de filhos. A família, que é bastante tradicional em Araçatuba, tem investimentos em diversas áreas, com destaque para empreendimentos imobiliários e a criação de cavalos quarto de milha.

Até o fechamento dessa edição, a assessoria de imprensa da família ainda não havia emitido uma nota oficial a respeito do ocorrido. O corpo da empresária foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal), onde passou por exame necroscópico. O corpo será velado na Capela Cardassi, da Avenida Saudade, a partir das 6 hs desta terça-feira.

COMOÇÃO

Logo após o anúncio da morte da empresária, muitos amigos foram às redes sociais prestar a última homenagem a ela. Muitos ainda custavam a acreditar em tudo o que havia acontecido e tentavam encontrar respostas. “Sem palavras… Uma perda irreparável. Força aos filhos e a você, Jamil”, escreveu um amigo.

Outro colega de rede social da empresária destacou o seu jeito de ser com todos que conhecia. “Muito triste. Uma pessoa muito legal e querida por todos. Meus pêsames para toda a família. É inacreditável”, finalizou.

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…