Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por ações na região

Compartilhe esta notícia!

O sábado, dia 5 de junho, foi dia de comemoração em dose dupla. Em 1972, em Estocolmo, era realizada a primeira Conferência voltada ao Ambiente Humano, cujo movimento deu origem ao “Dia Mundial do Meio Ambiente” e “Dia da Ecologia” a serem comemorados, anualmente, todo dia 5 de junho.

Neste ano, a temática levada à reflexão compreende a expressão “Restauração de Ecossistemas” (Paquistão, 2021), que faz um chamamento para importância e urgência da sociedade fazer uma aliança pacífica com a natureza. Por isso, data marcará o lançamento formal da década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021 – 2030.

No Estado de São Paulo a Lei nº 9.509/97 instituiu a Política Estadual do Meio Ambiente, e definiu os objetivos no sentido de “(…) garantir a todos, da presente e das futuras gerações, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, visando assegurar, no Estado, condições ao desenvolvimento sustentável, com justiça social, aos interesses da seguridade social e à proteção da dignidade da vida humana e, atendidos alguns princípios”.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo integra o Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental (SEAQUA) por meio das unidades do comando de Policiamento Ambiental, criado em 1950 a fim de realizar ações de prevenção, repressão e educação.

A presença estatal ocorre por meio do policiamento ostensivo terrestre, náutico, marítimo e aéreo, com apoio de drone, monitoramento por satélite, inteligência policial, integração com outros órgãos (Poder Judiciário, Ministério Público, Secretaria de Infraestrutura e do Meio Ambiente, IBAMA, ICMBio, Prefeituras).

“Pela magnitude das ações humanas é que o Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, reforça o compromisso de bem servir os brasileiros de São Paulo, sobretudo “pela Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana” priorizando a Segurança e Ordem Pública, e o Meio Ambiente ecologicamente equilibrado”, elucidou o Coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka, Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo.

ATIVIDADES

Por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Polícia Ambiental e a Secretaria do Meio Ambiente de Birigui realizaram o plantio de dez mudas a distribuição de outras 200 mudas de árvores para a população da cidade. Também foram feitas orientações e esclarecimentos quanto á necessidade de se manter e preservar o meio ambiente ecologicamente para as presentes e futuras gerações.

O plantio e as distribuições ocorreram no Parque do Povo e contaram com a participação do prefeito Leandro Maffeis, secretários e a participação de crianças.

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Marechal Rondon tem mais de 40 obras em execução entre Araçatuba e Andradina

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDE – ARAÇATUBA A Via Rondon, empresa concessionária que administra a Rodovia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *