Defesa Civil interdita prédio onde marquise desabou por tempo indeterminado

Compartilhe esta notícia!

FOTO: IVAN AMBRÓSIO/JORNAL INTERIOR

A Defesa Civil de Penápolis decidiu manter a interdição do Penápolis Shopping Center até que haja a apresentação de um laudo técnico que ateste a segurança do prédio, após o desabamento de uma marquise que matou uma jovem de 18 anos e deixou uma mulher, de 38, com ferimentos graves. A decisão foi acertada em uma reunião ocorrida na manhã dessa terça-feira (26) pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O dia foi marcado pela remoção dos escombros do local, após a liberação para a limpeza feita pela perícia técnica da Polícia Civil.

Conforme apurado pela reportagem, após a apresentação do laudo técnico, a Defesa Civil fará a análise para autorizar ou não a liberação do local ao público. “Desta forma, a porta de acesso localizada na Avenida Bento da Cruz, onde ocorreu o desabamento da marquise, ficará isolada”, informou a prefeitura por meio de uma nota.

Ainda de acordo com a administração municipal, para que as atividades do comércio voltem ao normal será necessário que o Corpo de Bombeiros faça a atualização do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), já que as portas de evacuação do prédio ficaram reduzidas por conta do desabamento.

“A Defesa Civil já solicitou ao Corpo de Bombeiros o redimensionamento das medidas de segurança e prevenção de incêndio com o objetivo desta atualização do AVCB”, complementou a nota.

Os dois processos vão caminhar juntos e ainda não há previsão de conclusão até o momento. Enquanto isso, a determinação é que o estabelecimento comercial, que abriga uma galeria de lojas, fique fechado.

OUTRO LADO

A diretoria do Condomínio do Edifício Penápolis Shopping Center divulgou uma nova nota a respeito do desabamento ocorrido no último fim de semana e informou estar em dias com suas obrigações, tanto o alvará de funcionamento junto à prefeitura quanto o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

“O prédio foi construído na década de 1980 para abrigar a loja Riachuelo. Com o fim de sua atividade na cidade, logo depois foi transformado em shopping, sem alteração estrutural do prédio”, informou a nota.

Acontece que, diferentemente da decisão da administração municipal, a direção afirmou que não há qualquer comprometimento da estrutura do prédio. “Em análise pelos engenheiros e peritos técnicos, não há qualquer comprometimento na estrutura do prédio, ficando confirmada a sua liberação para a reabertura das lojas”.

DESABAMENTO

O incidente aconteceu no início da tarde do último sábado (23). A marquise do comércio desabou e atingiu a jovem Késia Cândido, de 18 anos. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Uma fisioterapeuta de 38 anos também foi atingida pelos blocos de concreto e sofreu ferimentos graves. Ela foi socorrida e transferida no mesmo dia para um hospital particular de Araçatuba, onde passou por uma cirurgia na coluna.

A assessoria de imprensa da unidade hospitalar informou que a paciente continua em recuperação, está consciente e o estado de saúde é considerado estável.

Após o desabamento, equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e outros voluntários prestaram o socorro às vítimas da tragédia. Um caminhão munck também foi utilizado para prestar auxílio. Na segunda-feira (25), peritos criminais, além do delegado Guilherme Brandão de Souza estiveram no local fazendo novas análises para apurar como a estrutura foi ao chão.  Além disso, técnicos do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) também compareceram ao estabelecimento comercial e abriram um procedimento investigativo.

Na manhã dessa terça-feira, funcionários retiraram os tapumes que tampavam os escombros e fizeram a limpeza do local, utilizando máquinas. Uma pilha de concreto se formou no meio da rua. A reportagem também apurou que as ruas e avenidas nas imediações do prédio continuam parcialmente interditadas, prejudicando o trânsito no local.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Dia dos pais e novo horário a partir de hoje animam empresários do ramo gastronômico do município

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA A área da gastronomia em Araçatuba está comemorando o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *