20.3 C
Araçatuba
terça-feira, agosto 9, 2022

Birigui participa do “Plantio Global” neste domingo

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

Com o objetivo despertar as comunidades para a recuperação ambiental, por meio do plantio de árvores, uma ação colaborativa, voluntária e apartidária acontece neste domingo (17). Denominada “Plantio Global”, a ação conta com apoio da Prefeitura de Birigui, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos/Água/Esgoto e Cultura/Turismo.
Em Birigui, serão plantadas árvores nativas, de ocorrência em nossa região: angico-branco, pau-mulato, sibipiruna, tarumã, jequitibá-branco, cedro, ingá-quatro-quinas, mutambo, peito-de-pomba entre outras.
“O município está numa região de transição do bioma Mata Atlântica para o Cerrado e por isso existe uma grande variedade espécies adaptadas para o clima e solo”, explica o diretor do Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Birigui, Jefferson Rabal.
Segundo ele, a ação acontecerá em diversos pontos da cidade, com a ajuda de plantadores anônimos e entidades da cidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente apoia a iniciativa e tem organizado o plantio de árvores nativas na área urbana do município.
“Birigui já participou da ação em 2017 e 2018. Neste ano, são mais de 10 pontos de plantio que a Secretaria de Meio Ambiente conseguiu identificar e apoiar”, destacou Rabal.
A concentração para o início dos trabalhos será no CEU das Artes (Cidade Jardim), às 9 horas, com plantio de mais de 50 mudas de árvores.
PARCEIRA – A Ong AGA Brasil, parceira da Prefeitura de Birigui, tem ajudado a identificar os locais de plantio e colaborado com orientações e cuidados com as mudas plantadas.
Além do plantio, no IPIS foi agendado uma roda de conversa sobre a ação e importância do plantio. A “roda” contará com a presença de um ambientalista da AGA.
“É importante que todos que realizem o plantio de árvore, neste dia, divulguem em suas redes sociais para contagiar e estimular outras pessoas a fazerem o mesmo”, pediu o diretor da prefeitura.

 

Ultimas Noticias