15.4 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 16, 2022

Vigilância Sanitária de Aracanguá aplica fumacê contra Aedes aegypti

DA REDAÇÃO – SANTO ANTÔNIO DO ARACANGUÁ

A Vigilância Sanitária de Santo Antônio do Aracanguá intensificou, nesta quarta-feira (23), na sede e nos distritos de Vicentinópolis e Major Prado, o serviço de aplicação de inseticida do tipo fumacê, como mais uma alternativa entre as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. 

A Vigilância explica que a nebulização com fumacê para combater o mosquito é eficaz, mas o mais importante é a eliminação de criadouros e larvas por parte da população. Em todo o município, o trabalho preventivo não para, com intensa atuação dos agentes do setor para evitar a proliferação do mosquito, com organização de mutirões de limpeza nos quitais, serviço de orientação e notificação de moradores que desrespeitam as regras, além da pulverização de inseticida pelas ruas e residências feita com equipamentos da própria vigilância sanitária, na tentativa de matar o mosquito e evitar que as pessoas contraiam as doenças.

De acordo com a Vigilância Sanitária do município, a ação do fumacê é rápida, porém o veneno mata apenas os mosquitos que estiverem voando no momento em que o produto é usado, por isso, a população não deve se sentir completamente tranquila depois que a nebulização é aplicada. Ainda é preciso tomar cuidado com os criadouros, onde surgem as larvas. A recomendação é que, quando o fumacê passar pela rua, os moradores devem deixar portas e janelas abertas para que o veneno entre nos cômodos e possa atingir o mosquito que esteja no local.

 

 

Ultimas Noticias