DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA
Em ano de eleições majoritárias para presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais, a Câmara Municipal de Araçatuba pode aprovar um projeto de incentivo à formação política de crianças e adolescentes.
De autoria do vereador Luís Boatto (MDB), a proposta quer aproximar as escolas do município dos trabalhos legislativos, além de aumentar a participação popular dentro da casa de leis.
A pauta será um dos 12 itens que estará em pauta na sessão ordinária marcada para acontecer nesta segunda-feira (30), às 19h. O texto do projeto afirma que crianças e adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental, médio, ou cursos técnicos, poderá ter o direito de participar de sessões ordinárias através da adesão de sua respectiva escola ao programa.
A intenção é que os próprios vereadores se aproximem de escolas e as incentivem a aderir ao programa. Estas unidades escolares indicaram alunos para participar da sessão ordinária e também passar um dia acompanhando os trabalhos do gabinete do vereador incentivador da escola.
Segundo o projeto, o aluno terá até cinco minutos para utilizar a palavra nas sessões e expor ao público tudo que foi aprendido durante o dia no legislativo.
Na justificativa do projeto, o vereador Luís Boatto afirma que com isso, crianças e adolescentes poderão entender, desde cedo, como o legislativo funciona e a importância do trabalho exercido pelos vereadores para a população.
“A intenção de promover uma parceria entre a Câmara e as escolas possibilitando que os(as) alunos(as) participem ativamente das execuções e do dia-a-dia da Casa, propiciando ainda a estes a possibilidade de entender como o Poder Legislativo funciona, e qual a importância do papel do Vereador para a população, qual o trabalho desenvolvido e como recepcionam e cumprem as demandas encaminhadas aos respectivos Gabinetes, aprendendo a desenvolver e reconhecer dos atos políticos”, afirmou em justificativa o vereador Luís Boatto.
O projeto será discutido e votado pelos parlamentares nesta segunda-feira, junto com outros doze itens que fazem parte da pauta de votações.