ZERO - Nenhuma gestante havia sido vacinada em Araçatuba antes da recomendação da Anvisa

Vacinação de grávidas é suspensa na região após recomendação da Anvisa

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A vacinação de grávidas com comorbidades foi suspensa em todo o estado de São Paulo. Em Araçatuba e em várias cidades da região como Birigui e Penápolis, a vacinação deste grupo iria começar no dia de ontem, porém uma determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fez com que o Plano Estadual de Imunização suspendesse temporariamente a aplicação de vacinas neste grupo.

Uma nota técnica emitida na noite da última segunda-feira pela Anvisa, recomendou a suspensão imediata da aplicação da aplicação da vacina AstraZeneca da Fiocruz nas grávidas.

O texto da nota diz que deve ser seguida pelo Programa Nacional de Imunização a indicação presente na bula desta vacina. A orientação, segundo a nota, é resultado de monitoramento de eventos adversos que é feito nas vacinas que estão sendo utilizadas no país. Não é citado, porém, se houve eventos adversos no Brasil.

A nota diz ainda que o uso de vacinas em situações não previstas na bula só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios para a paciente.

A bula atual da vacina contra covid-19 da AstraZeneca, porém, não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.

De acordo com a AstraZeneca, em nota divulgada à imprensa brasileira, as mulheres grávidas ou puérperas foram excluídas dos estudos clínicos sobre a eficácia da vacina. Diz, porém, que estudos em animais não indicaram efeitos prejudiciais na gravidez ou desenvolvimento fetal.

Além de Araçatuba e todo o estado de São Paulo, outros 22 estados também suspenderam a vacinação em grávidas com comorbidades, que estava planejada para começar nesta terça-feira. Em São Paulo, o governo estadual afirmou que novas orientações para este grupo serão passadas após novos pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Com isso, em Araçatuba, a nova etapa da vacinação que começou ontem está vacinando transplantados e pacientes de diálise e hemodiálise. Nesta terça-feira também, seguiu sendo feita a vacinação em idosos de 60 anos e em pacientes com síndrome de Down. Todos tomando a primeira dose.

Também está sendo aplicada a segunda dose da CoronaVac em idosos acima de 68 anos, e a segunda dose da vacina AstraZeneca para idosos acima de 85 anos.

Os pontos de vacinação contra a covid-19 em Araçatuba são o Shopping Praça Nova, o Araçatuba Shopping, o Núcleo de Gestão Assistencial, a paróquia São Paulo Apóstolo, e o drive-thru do recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, que funcionam das 13h às 19h. Já a UBS do Engenheiro Taveira disponibiliza a vacinação das 8h às 19h para moradores da zona rural.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Araçatuba tem forte nevoeiro neste sábado após queda na temperatura

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Araçatuba despertou neste sábado (12) com um forte nevoeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *