Home Cidades Araçatuba Últimas duas semanas tiveram queda de mais de 66% nas mortes por covid em Araçatuba

Últimas duas semanas tiveram queda de mais de 66% nas mortes por covid em Araçatuba

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Araçatuba seguiu em desaceleração do ritmo de óbitos por covid-19 na semana que passou. O município registrou, através de sua vigilância epidemiológica, apenas dois casos de mortes por causa da doença durante os cinco dias de divulgação dos dados entre segunda (14) e sexta-feira (18), uma morte a menos do que as três registradas na semana anterior, entre 7 e 11 de setembro.

Contabilizando as duas últimas semanas, com os dados entre 7 e 18 de setembro, Araçatuba teve apenas 5 novas mortes causadas por complicações do novo coronavírus, sendo que nas duas semanas anteriores, entre 24 de agosto e 4 de setembro, foram 15 óbitos, uma diminuição de 66,6%.

A media de mortes em Araçatuba pelo novo coronavírus da semana que passou é de 0,4 por dia.

Até o momento, a cidade tem 135 óbitos registrados pela covid-19, sendo 10 delas registradas em setembro. Julho foi o mês com mais óbitos na cidade, com 65, seguido de agosto, com 35. Foram ainda 19 mortes em junho, 4 em maio e duas em abril.

Notificações

Houve também uma diminuição na notificação de casos suspeitos de covid-19 na última semana. Foram 639 casos notificados contra 673 da semana anterior.

A notificação acontece quando a pessoa apresenta os sintomas da doença e procura algum serviço de saúde, sendo que a confirmação ou não ocorre através de exame.

Casos

Apesar da diminuição nas mortes e nas notificações dos casos, Araçatuba registrou um ligeiro aumento no número de novos casos registrados nesta última semana.

Potencializado pelos 85 casos registrados na segunda-feira, que contabilizavam também os dados do final de semana, a cidade fechou a última semana com 178 novos diagnósticos positivos da doença, oito casos a mais do que na semana anterior, um aumento de 4,5%.

A media de casos positivos registrados nesta semana foi de 35,6 por dia.

O mês de setembro registra até o momento 450 casos de infecção pelo novo coronavírus. Os dados contabilizam os números até o último dia 18. Foram 1.505 casos em agosto, 1.752 em julho, 1.645 em junho, 245 em maio, 83 em abril, 46 em março, e dois em fevereiro.

Curados

Araçatuba tem, até o momento, 5.729 casos registrados, sendo que destes 91,7%, ou 5.256 pessoas, já se curaram da doença. Este percentual é mais baixo do que o da semana passada, quando 92% dos infectados estavam curados. Na oportunidade, a cidade tinha 5.551 infectados e 5.112 recuperados.

O número é mais alto, porém, que o índice da semana entre 31 de agosto e 4 de setembro, quando 91,33% dos pacientes infectados estavam curados.

Letalidade

O índice de letalidade teve uma pequena queda na última semana. As 135 mortes representam 2,35% dos casos de covid-19 registrados em Araçatuba desde o início da pandemia, em março.

O índice é 0,04% mais baixo do que na semana anterior, quando este dado estava em 2,39%, baseado nas informações registradas até então pelo município.


Compartilhe esta notícia!