Legenda: RÁPIDA - Linha expressa tem tempo estimado de 20 minutos de deslocamento de bairros ao centro

TUA pretende estender projeto de linhas expressas no transporte coletivo

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Neste mês de março, usuários do transporte coletivo urbano de Araçatuba ganharam duas opções de linhas expressas entre bairros fornecidas pela TUA, Transportes Urbanos Araçatuba, empresa concessionário do serviço no município.

Desde a última segunda-feira (1), ônibus coletivos estão fazendo as chamadas “linhas expressas” entre 4 bairros no período matutino, considerado um dos horários de pico da utilização do transporte público pela necessidade de usuários de ida ao trabalho e às escolas.

Uma das linhas expressas liga os bairros Água Branca, na zona leste, e Antônio Villela, na zona norte de Araçatuba. Na outra, então sendo interligados os bairros Lago Azul, na zona sul, e Atlântico, na zona norte do município.

Em ambos os casos, segundo a TUA, os trajetos estão sendo feitos em 40 minutos. Os usuários que desejam fazer o trajeto completo não devem descer no terminal urbano, na área central da cidade, já que os veículos passam por lá na metade do caminho, e não como ponto final como ocorre com as demais linhas.

As linhas expressas estão saindo do Água Branca e do Lago Azul às 6h40, passando pelo terminal às 7h e chegando aos bairros Villela e Atlântico, respectivamente, às 7h20, retornando logo em seguida para o terminal às 7h40.

De acordo com nota enviada à imprensa e publicada nas redes sociais da empresa, as duas linhas expressas têm como finalidade “oferecer viagens mais rápidas, trajeto mais amplo, e economia no valor da passagem”, segundo nota da empresa.

Segundo a empresa, o trajeto na chamada linha expressa do bairro ao centro é feito em apenas 20 minutos, 10 minutos a menos, em media, em relação às demais linhas oferecidas normalmente.

A intenção da TUA é estender o sistema para outras linhas, conforme resposta da própria empresa a uma usuária do transporte coletivo, que questionou o funcionamento em sua página em uma rede social. “Conforme aceitação das linhas pela população pretendemos estender o sistema para outras linhas”, afirmou na página.

Horários mantidos

De acordo com a TUA, apesar do funcionamento das linhas expressas, o itinerário das demais linhas da empresa permanece o mesmo desde o começo do mês de janeiro.

Os ônibus deixam os bairros a partir das 5h50 com destino ao centro da cidade. No terminal, saem a partir das 6h20 em direção aos bairros, são 14 viagens diárias de segunda à sexta-feira, com o último transporte nos bairros às 18h50 e o último no centro às 19h20.

Aos sábados são 9 viagens, sendo que a última viagem nos bairros é às 13h50 e a última no centro às 14h20. Ao todo, a TUA conta com 19 linhas ativas no transporte público urbano.

Desde o início da pandemia de covid-19, a TUA suspendeu a circulação dos ônibus aos domingos. A exceção foi o dia 24 de janeiro, quando algumas linhas funcionaram para atendimento aos alunos que fizeram o segundo dia de provas do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio.

Para utilização do transporte coletivo em Araçatuba é obrigatório o uso de máscara como medida preventiva à contaminação pela covid-19.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Judoca Araçatubense se classifica para os Jogos Escolares Brasileiros

Compartilhe esta notícia!DAVID PRATES – Araçatuba Com apenas 14 anos, a judoca multicampeã araçatubense Sofia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *