NO CEU - Os satélites enfileirados são chamados de "trem" REPRODUÇÃO/Léo Caldas

‘Trem de satélites’ é visto no céu de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

No início da noite de quarta-feira (19), o “trem de satélites” da empresa Space X voltou a ser visto no céu de várias cidades brasileiras. De acordo com o G1, os equipamentos fazem parte de um projeto chamado “Starlink”, lançado pelo dono da montadora de carros elétricos Tesla, Elon Musk. A passagem do trem, pouco antes das 19 horas, durou aproximadamente quatro minutos e chamou a atenção de uma família de Araçatuba, residente na Avenida Água Funda, região do Residencial Beatriz.

Alessandra Fogassa de Almeida disse que estava sentada em frente à residência quando viu a passagem. Inicialmente ela referiu-se como passagem de várias estrelas em linha. Ficou tão maravilhada que chamou o marido, Luiz e as filhas Karine e Karen para ver a passagem. Ela telonou à redação de O LIBERAL REGIONAL por ficou curiosa para saber do que se tratava e confiava na na informação do jornal. Nessa quinta-feira a reportagem apurou do que se tratava e informou a leitora.

Em Brasília, a passagem foi registrada pelo astrofotógrafo Léo Caldas. Em agosto do ano passado, houve registro da passagem.

Os satélites foram lançados por foguetes Falcon9 no último dia 9 de maio e, por estarem juntos e enfileirados no céu, ganharam o nome de “trens de satélite”.

Segundo o professor de física e astronomia da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Brito, o projeto da SpaceX visa oferecer internet de banda larga para pontos remotos do planeta. “São vários conjuntos de 60 satélites. Eles são independentes, ficam rodopiando no planeta e passam diversas vezes por nós. Quando coincidem de passar por Brasília no início da noite ou fim da madrugada, a gente consegue ver.”

Ainda de acordo com o astrônomo, o projeto é ambicioso e pretende lançar até 42 mil satélites no espaço. “Com isso, é possível que, daqui a alguns anos, tenhamos sinal de internet no meio da Amazônia e em pleno Oceano Atlântico”, explicou Brito. (Com informações do G1).

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Araçatuba tem forte nevoeiro neste sábado após queda na temperatura

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Araçatuba despertou neste sábado (12) com um forte nevoeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *