PESQUISA - O trabalho Fernanda e Beatriz está recebendo respostas dos pais, cujos filhos são atendidos na AMA

Trabalho de alunas de Medicina de Araçatuba é apresentado em evento na Grécia

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

As acadêmicas do 8º termo do Curso de Medicina do Unisalesiano, Fernanda Nunes de Macêdo e Beatriz Ferreira Cunha, são autoras de um trabalho sobre o autismo que foi exposto, em forma de banner e online, no 1º Congresso Mundial de Neurocirurgia de Estudantes de Medicina. O evento foi realizado em Creta, na Grécia, nos dias 15 e 16 de outubro.
Com o título “Transtornos Depressivos e Transtornos Ansiosos nos pais com filhos com Transtorno do Espectro Autista”, o trabalho tem por objetivo entender como é a experiência dos pais com crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e como isso interfere no estado emocional deles.
“São escassos os estudos sobre o desenvolvimento e prevalência de ansiedade e depressão em pais que cuidam de seus filhos com TEA. Essas manifestações causam sobrecarga emocional para os membros da família”, explicou Fernanda.
De acordo com a aluna, o trabalho está recebendo respostas dos pais, cujos filhos são atendidos na AMA (Associação de Amigos do Autista) de Araçatuba; o próximo passo é fazer a análise dos dados. “Esperamos conseguir publicar como artigo, em uma revista renomada”, frisou. Em relação ao evento sobre neurocirurgia, o banner expôs o resumo da pesquisa.
A orientadora do trabalho, a docente do Curso de Medicina do Unisalesiano e psiquiatra, doutora Carolina Marçal, ressaltou que a conscientização do Transtorno do Espectro Autista tem sido cada vez maior, sendo, também, de extrema relevância os cuidados com os pais e cuidadores dessas crianças e adolescentes.
“O estudo trará, de forma objetiva, a importância e necessidade de um olhar especial a essas famílias”, concluiu.

 

Veja também

Araçatuba começa a vacinar crianças sem comorbidades nesta terça-feira

VITOR MORETTI – ARAÇATUBA A Secretaria de Saúde de Araçatuba dá início nesta terça-feira (25) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.