DOE - Estoque de sangue está baixo no Hemocentro e no Banco de Sangue

Tipos de sangue negativo estão em falta em locais de doação de Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O Hemocentro e o Banco de Sangue de Araçatuba estão registrando uma baixa na doação de sangue dos tipos negativos, que são atualmente os que mais estão em falta nos dois locais.
No Hemocentro, os sangues do tipo AB- e B- eram os que estavam em maior baixa nesta quarta-feira (26). O sangue do tipo AB-, por exemplo, estava com apenas duas bolsas, sendo que o ideal é ter pelo menos 11. Já o B- estava com 3 bolsas, quando o ideal também é ter 11.
Já no Banco de Sangue, o tipo O- é o que mais está em falta. Esse tipo de sangue é considerado universal, então em casos de extrema urgência, ele acaba sendo o mais utilizado pelos hospitais.
De acordo com o diretor do hemocentro de Araçatuba, Gabriel Cortopassi, hospitais como a Santa Casa de Araçatuba utilizam os estoques de sangue do local, que precisam ser constantemente abastecidos.
“Com a redução no número de internados por covid-19 nos hospitais, todos voltaram a fazer as cirurgias eletivas que ficaram em atraso ao longo de toda a pandemia. Além disso, com o aumento da mobilidade nas estradas e rodovias, o número de acidentes também andou aumentando nas últimas semanas. Já o número de doadores que vieram aqui reduziu”, explicou Cortopassi.
O diretor fez um apelo para que doadores procurem o Hemocentro para regularizam dos estoques de sangues, principalmente daqueles de tipagem negativa.
“Faço um apelo à população para que procurem o hemocentro de Araçatuba e doem sangue. Todos os tipos são bem-vindos”, afirmou.
Para Gilson Cirino, que é captador do Banco de Sangue de Araçatuba, as demandas aumentaram em relação da retomada da vida social. O banco atende a três hospitais entre públicos e particulares da região, porém, realiza também transfusões de sangue em bebês.
“O Banco de Sangue tem o protocolo de transfundir bolsas de sangue ‘O negativo’ em recém-nascidos de até 4 meses quando necessitam de transfusão”, afirmou Cirino.
Ambas as instituições estão seguindo rigorosamente os critérios de controle e segurança por causa da pandemia de covid-19, os doadores devem comparecer ao local de máscara e poderão se higienizar no local com álcool em gel, além de água corrente e sabão.

Serviço
Para doação no Hemocentro é necessário fazer agendamento pelo telefone (18) 2102-9400. O horário de atendimento ao doador no hemocentro é de segunda à sexta das 7h30 às 14h e aos sábados das 7h às 11h. O local fica na rua Arthur Ferreira da Costa, 330, bairro Aviação.
Já para doação no Banco de Sangue, basta comparecer ao local, rua Gaspar Lemos, número 2, bairro Alvorada, ao lado do Hospital Unimed. Por lá, a doação pode ser feita de segunda à sexta das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 16h.

Veja também

Chuva com vendaval e granizo causa transtornos

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Chuva com rajadas de vento na tarde dessa segunda-feira (6), em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *