REFORÇO - Terceira dose vinha sendo aplicada em idosos e profissionais de saúde e educação

Terceira dose da vacina contra a covid-19 é liberada para mais de 120 mil araçatubenses

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Mais de 120 mil moradores de Araçatuba poderão tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19, após anúncio feito nesta terça-feira (16) pelo governo federal.

De acordo com o ministro Marcelo Queiroga, a dose de reforço, que estava sendo aplicada apenas em idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, foi liberada para todas as pessoas acima de 18 anos.

Além disso, Queiroga também anunciou a diminuição de seis para cinco meses do intervalo da segunda dose para a dose de reforço.

“Acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização”, disse o ministro da Saúde, que afirmou que a pasta não divulgará um calendário vacinal de terceira dose para este público. “Graças às informações que temos dos estudos científicos, nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, disse Marcelo Queiroga.

Em Araçatuba, o público-alvo da terceira dose da vacina contra a covid-19 ganhou mais 121.327 pessoas que estão na faixa etária entre 18 e 59 anos.

Até a última sexta-feira, dia 12, dos cerca de 45 mil moradores que poderiam tomar a terceira dose em Araçatuba, pouco mais de 17 mil haviam tomado. Mais de 14 mil foram imunizados com a Pfizer, mais de 3 mil tomaram a AstraZeneca e 5 com a CoronaVac.

Para a dose de reforço, o Ministério da Saúde recomenda que a pessoa tome um imunizante diferente do que foi utilizado no primeiro esquema vacinal. De acordo com Queiroga, a vacina da Pfizer tem sido utilizada de forma preferencial, porém pode ser substituída por outras em caso de desabastecimento.

Já para pessoas que tomaram a vacina dose única da Janssen, será aplicada como reforço uma segunda dose do mesmo imunizante. O tempo de intervalo entre a aplicação das doses tem que ser de, no mínimo, dois meses.

Em Araçatuba, foram 4.810 moradores que se imunizaram com a vacina da Janssen, que teve apenas uma remessa de doses enviada para a cidade.

Segundo o Ministério da Saúde, as novas doses da Janssen começarão a ser distribuídas pela pastas aos estados na próxima sexta-feira (19), e caberá aos estados fazer a redistribuição das doses para os municípios.

 

Veja também

Birigui lança projeto de robótica e qualificação profissional para integração nas indústrias

DA REDAÇÃO – BIRIGUI No mês em que completa 110 anos de fundação e 100 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *