24.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 17, 2022

Tempo seco deve seguir em Araçatuba durante esta semana

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

 

A Agência Nacional das Águas divulgou em um relatório mensal que a região de Araçatuba e de Andradina, assim como o todo o noroeste paulista. Há um déficit hídrico na região, apesar de o período de chuvas do começo deste ano ter sido mais favorável em relação ao ano passado.

Em Araçatuba, a umidade relativa do ar chegou a níveis muito baixos. Na última semana, por exemplo, a cidade chegou a registrar 23% de umidade, sendo que a Organização Mundial da Saúde considera extremamente crítico este índice. 

“A seca extrema é uma seca que acontece uma vez a cada 20, 50 anos, não é comum de acontecer. Já estamos no meio deste período com uma seca extrema, o que já traz fortes impactos para cultivos, pastagens, e uma escassez generalizada em diversas fontes de água”, afirmou Alessandra Couri, coordenadora de gestão da Agência Nacional das Águas. 

A Defesa Civil, inclusive, emitiu pelo menos dois alertas entre quinta (21) e sexta-feira (22), sobre os riscos de incêndio em vegetação, devido à estiagem e às altas temperaturas. Ambos os alertas foram enviados no período da tarde. 

Secura segue

A previsão para os próximos dias, de acordo com o Climatempo, é de mais dias secos para Araçatuba. Por enquanto não há possibilidade de chuvas. Existe a chance, porém, de uma queda na temperatura a partir do final da semana.

Segundo o Climatempo, na quinta-feira (28) está prevista mínima de 11 graus Celsius, mas ainda com a máxima alta, chegando aos 30 graus.

Já para o domingo, dia 31, a previsão é que a mínima chegue aos 8 graus, mas com máxima alta, de 29. Em todos os dias da semana, a previsão é de que o tempo seja aberto, com sol, e poucas ou nenhuma nuvem no céu. 

Durante os próximos dias, a umidade relativa do ar deve atingir níveis ainda mais baixos, segundo o instituto, podendo chegar a até 12% na sexta-feira, dia 29.

 

 

Ultimas Noticias