24.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 17, 2022

Somente três grupos prioritários possuem mais da metade de vacinados contra a gripe em Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Apenas crianças, idosos e trabalhadores da saúde já ultrapassaram a marca de 50% de imunizados contra a gripe em Araçatuba.

De acordo com dados divulgados pelo município nesta sexta-feira (22), o grupo das crianças acima de seis meses e menores de 5 anos de idade, foi o último a ultrapassar a marca chegando 50,05% de vacinados.

Além deles, idosos, que estão 56,44% de cobertura e trabalhadores da saúde, com 63,9%, foram os grupos fechados que mais procuraram a vacinação.

Cresceu, porém, o número de pessoas aleatórias que procuraram a vacina. Desde o mês de junho, a imunização foi liberada para o público em geral. De acordo com os dados, os demais grupos prioritários junto com o restante da população, já alcançaram 8.669 imunizações, fazendo elevar a porcentagem de protegidos para 58,7% no total na cidade.

A meta, porém, está longe de alcançar a intenção do Ministério da Saúde, que é de vacinar mais de 90% do público-alvo, pelo menos.

O grupo com menor procura até aqui é o de puérperas, que são mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias. Neste grupo a cobertura está em apenas 22,5%. 

Também é baixa a cobertura entre as pessoas que possuem comorbidades (36,4%), professores (38,1%) e entre as gestantes (40,3%).

A assistente financeira araçatubense Thaís Moreira, 38, que está no sétimo mês de gestação, afirma que já tomou a vacina contra a gripe e ressaltou a importância da proteção para pessoas nesta condição.

“Já acho ela (a vacinação) importante em qualquer pessoa, mas no caso das gestantes mais ainda devido à baixa imunidade”, disse. “Quando grávidas tudo o que recebemos de vitaminas vai para o bebê, nosso sistema imunológico fica muito vulnerável, então a vacina contribui para esse quadro”, disse. 

Atualmente as vacinas contra a gripe ficam disponíveis, em Araçatuba, nas unidades básicas de saúde, que funcionam de segunda à sexta-feira. Na zona urbana, das 7h às 19h, já na zona rural das 8h às 15h. UBSs do Pedro Perri, Planalto e Umuarama I funcionam das 7h às 22h. 

 

Ultimas Noticias