INDISPONÍVEL - Mensagem que aparecia ontem para quem tentava se cadastrar para a vacinação em Araçatuba

Site da prefeitura fica fora do ar e frustra público-alvo da vacinação contra a covid-19

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O que era para ser um dia de comemoração e esperança, passou a ser um dia de irritação para diversos moradores de Araçatuba. A abertura do período de vacinação contra a covid-19 para pessoas entre 50 e 59 anos foi marcada por muita confusão e problemas com o cadastro no site da prefeitura.

Durante todo o dia, diversos leitores telefonaram na redação do jornal O LIBERAL REGIONAL reclamando que não havia conseguido se cadastrar no site disponibilizado pela prefeitura para agendamento de horário da vacinação.

Para esta fase, por haver um maior número de pessoas dentro do público-alvo, a prefeitura passou a cadastro de facultativo para obrigatório no seu site oficial. Porém, desde a tarde da última terça-feira (15), a página da prefeitura se manteve fora do ar, impossibilitando o cadastro dos moradores para a vacinação.

Na própria terça, a assessoria do poder público havia se pronunciado anunciando que o site passaria por uma manutenção a partir das 18h daquele dia e que o período de instabilidade poderia durar até 12h, marcando para quarta, às 6h, o retorno do sistema ao ar.

Até o final do dia de ontem, o sistema para o cadastro da vacinação ainda não havia retornado até o final da tarde de ontem, impossibilitando o cadastro do novo público para o início da imunização dentro da nova faixa etária dos 50 aos 59 anos.

Paulo Marçal Ferreira, de 58 anos, morador do bairro Vila Industrial, foi um dos que não conseguiu realizar o cadastro. Em conversa com a reportagem, ele afirmou que não conseguiu fazer seu cadastro pelo site e foi até um dos locais de vacinação, na paróquia São Paulo Apóstolo, e também não conseguiu fazer o cadastro e, muito menos, se vacinar contra a covid-19.

“Tentei cadastrar pelo site e não consegui, pediram para que eu fosse na paróquia, mas não me cadastraram porque estava fora do ar”, afirmou Ferreira, que ainda disse que, no local, apenas 180 pessoas haviam conseguido cadastro para a vacinação nesta quarta-feira.

A reportagem tentou realizar o cadastro no período da tarde de ontem e não conseguiu. Ao entrar no site e clicar no banner do cadastro, a página era redirecionada para uma janela em branco apenas com os dizeres “O site está em manutenção, em breve retornaremos com os agendamentos da vacinação”.

Por causa da manutenção, a prefeitura de Araçatuba divulgou nota pedindo para que o público a ser vacinado não fosse aos postos de vacinação sem o agendamento para evitar aglomerações. Apenas as pessoas já cadastradas e as gestantes, puérperas e idosos acima de 60 anos deveriam comparecer aos locais de vacinação para recebimento da primeira ou da segunda dose.

A reportagem questionou a prefeitura sobre o motivo do sistema que mantém o site de cadastros ter ficado fora do ar, porém não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Vacinas

Com o problema no agendamento, os pontos de vacinação do município seguiram imunizando apenas os grupos prioritários que já estavam listados anteriormente.

Atualmente, Araçatuba mantém cinco locais para vacinação do público-alvo contra a covid-19, são eles: Araçatuba Shopping, Shopping Praça Nova, Paróquia São Paulo Apóstolo, drive-thru do Núcleo de Gestão Assistencial, e a UBS do bairro Engenheiro Taveira.

O horário é das 13h às 19h na zona urbana e das 8h às 19h na zona rural.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Dia dos pais e novo horário a partir de hoje animam empresários do ramo gastronômico do município

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA A área da gastronomia em Araçatuba está comemorando o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *