12.9 C
Araçatuba
sexta-feira, agosto 19, 2022

Sindicato avalia que imóvel é sinônimo de investimento seguro e rentável

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Adquirir um imóvel é uma boa alternativa de investimento, já que esse tipo de bem representa uma forma de manter o patrimônio seguro, mesmo nos períodos de recessão e de inflação. Para obter bons resultados com essa compra é preciso aplicar o dinheiro de forma inteligente e levar em consideração na hora de fazer a escolha: a localização, as condições da casa ou do apartamento e a acessibilidade.
Para o diretor do Sinduscon OESP (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Oeste do Estado de São Paulo), Reinaldo Roberto Dainese, no mercado financeiro produtos que têm grande potencial de valorização são tidos como bons negócios. “A lógica também é verdadeira na análise de imóveis. Há três fatores fundamentais para indicar se determinado imóvel tem boas possibilidades de se valorizar: processo de urbanização, saturação de regiões vizinhas e históricos da construtora e do arquiteto. Procure conhecer obras anteriores dos envolvidos no projeto do imóvel. Esse levantamento gera uma segurança maior de que são realmente profissionais de alto nível”, afirma.
Para Dainese, o pior da crise econômica brasileira já passou e a tendência é que a economia tende a crescer neste ano, mas muitos ainda têm receio em deixar o dinheiro no banco ou arriscar em algum outro investimento. “O imóvel sempre é um bom negócio, é um investimento de raiz, ninguém toma de você. E como há um déficit habitacional muito grande no Brasil, o imóvel sempre vai valorizar mais”, conclui.
Outra dica para economizar ainda mais na hora de fazer um investimento é comprar um imóvel na planta, já que quando a aquisição é anterior a construção o preço sai 20% abaixo do que é cobrado pelo imóvel pronto.

Como se preparar
Para quem pensa em fazer investimento em imóveis, a orientação de Dainese é se preparar adequadamente, com aprimoramento de pesquisa, com visitas a construtoras e buscas por informações sobre o plano diretor do município. Esse estudo prévio ajudará na identificação de obras promissoras e lhe dará a chance de comprar ainda na planta.
Uma postura passiva diante do imóvel é um erro recorrente. Muitos imaginam que basta esperar a valorização e viver do aluguel. O diretor do Sinduscon OESP recomenda que o investidor seja proativo para rastrear oportunidades entre lançamentos e vendedores apressados.
O diretor de engenharia de uma construtora de Araçatuba, Roberto Lemos de Melo Dainese, reforça os argumentos do diretor do Sinduscon OESP. Ele lembra ainda que a renda extra gerada pelo aluguel de um imóvel tem sido a opção encontrada por muito aposentados para complementar a renda, já que a locação gera um ganho de 8% ao ano sobre o valor do imóvel.

tennessee5.jpg

Ultimas Noticias