Sincomércio recolherá pilhas e baterias descartadas

O Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) lançou campanha para incentivar a adesão de lojistas paulistas à logística reversa de pilhas e baterias portáteis.

O projeto visa ao descarte e à destinação corretos desses materiais que são nocivos ao meio ambiente.

Segundo o presidente do Sincomércio Araçatuba (Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba e Região), Gener Silva, através da campanha os consumidores devolverão esses itens pós-consumo às lojas onde compraram e os sindicatos filiados à federação farão a coleta do material para armazenar corretamente.

“Como é difícil instalar recipientes adequados para coleta em todas as lojas, instalamos no Sincomércio e iremos até elas para recolher o que for devolvido pelos consumidores. Quando atingirmos o limite de armazenamento, a Federação levará para o descarte final correto pelos fabricantes e importadores”, explicou.

Podem ser armazenados no sindicato até 30 quilos do material. Inicialmente, a campanha recolherá pilhas e baterias portáteis, que têm toxidade maior. Segundo Gener, a segunda etapa vai focar na destinação correta de lâmpadas também.

PERIGO PARA O MEIO AMBIENTE

Usadas em quase todos os aparelhos eletroeletrônicos, as pilhas e baterias portáteis contém metais pesados, como cádmio, mercúrio e chumbo. Quando dispensados no lixo comum, esses elementos podem contaminar solo e cursos d’água, podendo chegar às plantações.

ADEQUAÇÃO É LEI

Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a campanha auxiliará as lojas ficarem em dia com a lei.

Com a Política de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a Resolução 045/2015 da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Resolução CONAMA 401/2008, é necessário que os estabelecimentos comerciais se adequem às normas de coleta de pilhas e baterias portáteis pós-consumo, entregues pelos consumidores.

Além de realizar a campanha de coleta, a Fecomércio criou um canal de orientação para os lojistas na internet. Quem acessar o http://www.fecomercio.com.br/projeto-especial/logistica-reversa terá informações e dicas sobre o assunto.

Karen Mendes – Araçatuba

Veja também

Ritinha Prates recebe visita de empreendedor do projeto Caçadores de Bons Exemplos

DA REDAÇÃO – Araçatuba De passagem por Araçatuba, onde veio ministrar palestra no Dia de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *