15.4 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 16, 2022

Setembro foi o mais chuvoso dos últimos dois anos em Araçatuba

O mês de setembro foi o mais chuvoso nos últimos dois anos em Araçatuba, segundo levantamento feito pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL junto ao Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro). Foram dez dias com chuva durante todo o mês. Outubro também deverá ser marcado por muita chuva, segundo os climatologistas, já que uma frente fria irá se aproximar na penúltima semana antes do fim do mês.
Em setembro deste ano, o município registrou um total de 89,6 milímetros de chuva, o que representa dez dias com tempo chuvoso. Além disso, a temperatura máxima, em média, registrada na cidade no mesmo período foi de 31,2 graus, em pleno fim do inverno e começo da primavera.
Já no mesmo período do ano passado praticamente não choveu na cidade. Foram apenas dois dias com chuva, o que representou um total de 8,6 milímetros. Apesar disso, o calor foi maior em comparação com 2018, registrando 34,1 graus de máxima na médica do Ciiagro.
Em 2016, o cenário também foi de pouca chuva e temperatura amena. Foram registrados 42,2 milímetros de chuva em setembro, ou seja, apenas choveu durante cinco dias. Já os termômetros registraram temperatura máxima na média de 29,3 graus.
Para o climatologista Vagner Camarini, apesar dos números de chuva registrados em setembro neste ano, ainda foi pouco. “Setembro apesar de ter sido o mais chuvoso dos últimos dois anos ainda não foi o suficiente. Os dois últimos períodos foram marcados por uma seca muito grande e prolongada. Em setembro de 2017 praticamente não choveu”, disse em entrevista à reportagem.

RECORDE
Outro fato a ser destacado são as altas temperaturas registradas nos últimos dias em Araçatuba. Ainda não são índices recordes, mas segundo o climatologista, trata-se de um dos começos de primavera mais quentes na região nos últimos anos.
“Apesar de estarmos na primavera irá prevalecer o clima de verão, ou seja, muito calor ao longo do dia e pancadas de chuva à tarde”, informou.
O forte calor pode estar com os dias contados. Na semana que vem, uma frente fria vinda do Sul do país deixará a região mais chuvosa e uma queda tímida nas temperaturas.
“A partir da próxima terça-feira (23), essa frente fria deve chegar a região de Araçatuba e trará chuva significativa e homogênea. Não teremos frio, mas vai dar uma boa refrescada”, complementou o climatologista.

Vitor Moretti
Araçatuba

Ultimas Noticias