Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Mutirão do Implanon na Unidade Básica de Saúde do São José atende 145 mulheres
    • Pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro POP recebem kits de inverno
    • Araçatuba aumenta em 100% o número de doadores de órgãos por milhão de habitantes
    • Programa estadual viabiliza entrega de 603 moradias em Araçatuba
    • Prefeitura e administradora do Pronto-Socorro afirmam ter prestado toda assistência médica a idosa que faleceu aguardando transferência
    • Médico de Araçatuba perde R$ 150 mil em golpe do falso advogado
    • Aracanguá Rodeio Show tem entrada solidária para a Santa Casa de Araçatuba
    • Centro de Especialidades Ondontológicas de Araçatuba moderniza equipamentos e recebe sete novas cadeiras odontológicas
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Ser ou não exigente
    Araçatuba

    Ser ou não exigente

    By dfernandesmr24 de março de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    *Marcelo Teixeira

    Não me considero uma pessoa exigente. E convivo muito bem com isso. Embora a busca pela excelência seja uma característica intrínseca do ser humano, manifestando-se na forma de exigência em diversos aspectos da vida, lembro-me de ter sido exigente comigo mesmo apenas quando estudei para passar no vestibular. E lá se vão 35 anos.

    Naquela época, entendi que ser exigente pode impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional, levando à conquista de metas e ao aprimoramento contínuo. Depois que entrei na faculdade, e dali pra frente, relaxei. Convivendo com pessoas tão diferentes de mim na faculdade, em uma cidade na qual eu não conhecia ninguém, e depois no trabalho, percebi que, quando essa exigência se torna excessiva ou inflexível, pode gerar impactos negativos nas esferas pessoal, social e profissional.

    No âmbito pessoal, estabelecer padrões elevados pode ser benéfico, incentivando hábitos saudáveis e o autodesenvolvimento. Contudo, a rigidez excessiva nas escolhas pode levar à insatisfação constante, uma vez que a realidade nem sempre corresponde às expectativas idealizadas. A incapacidade de flexibilizar padrões de pensamento e comportamento, conhecida como rigidez cognitiva-comportamental, pode resultar em sofrimento e dificuldades de adaptação às mudanças.

    Nas interações sociais, a exigência exacerbada pode dificultar a aceitação das diferenças individuais, comprometendo a qualidade dos relacionamentos. Pessoas altamente exigentes tendem a ser menos tolerantes com as imperfeições alheias (e como elas existem), o que pode gerar conflitos e isolamento social. A falta de flexibilidade e compreensão nas relações interpessoais é frequentemente associada à infelicidade e à deterioração dos vínculos afetivos.

    No contexto profissional, a busca pela excelência é valorizada e pode conduzir ao sucesso. Entretanto, a autoexigência excessiva ou a imposição de padrões elevados aos colegas pode resultar em estresse, esgotamento e ambiente de trabalho hostil. O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial para o bem-estar e a produtividade, sendo a flexibilidade uma competência fundamental para lidar com as demandas contemporâneas.

    Penso que a chave para uma vida equilibrada reside na harmonização entre a busca pela excelência e a capacidade de adaptação. Desenvolver a flexibilidade cognitiva permite ajustar expectativas e comportamentos de acordo com as circunstâncias, promovendo resiliência e bem-estar. Cultivar a autocompaixão e reconhecer as próprias limitações são passos importantes para evitar os efeitos negativos da exigência excessiva.

    Ser exigente é uma característica que, quando equilibrada com flexibilidade e compreensão, pode levar ao crescimento pessoal e profissional. No entanto, a rigidez nas escolhas e expectativas pode comprometer a qualidade de vida e os relacionamentos. Portanto, é fundamental buscar um equilíbrio que permita a busca pela excelência sem abrir mão da adaptabilidade e do respeito às diferenças individuais.

    *Marcelo Teixeira é jornalista profissional diplomado e membro da Academia Araçatubense de Letras, onde ocupa a Cadeira 11

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleSebrae-SP realiza o 1º Encontro de Cooperativas de Crédito em Araçatuba
    Next Article Racismo em torneios Conmebol vem desde o primeiro jogo
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Mutirão do Implanon na Unidade Básica de Saúde do São José atende 145 mulheres

    18 de junho de 2026
    Araçatuba

    Pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro POP recebem kits de inverno

    18 de junho de 2026
    Araçatuba

    Araçatuba aumenta em 100% o número de doadores de órgãos por milhão de habitantes

    18 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.