Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • Escolas municipais de Araçatuba recebem mais de 120 atividades literárias e culturais no Felita
    • Estado vem a Araçatuba para renovar convênio e transferir estrutura náutica ao município
    • Araçatuba abre inscrições para o 1º Festival do Hambúrguer
    • CORE oferece atendimento multidisciplinar gratuito para pacientes com câncer em Birigui
    • Guzolândia abre processo seletivo para contratação imediata e cadastro reserva
    • Fundo Social de Araçatuba abre inscrições para cursos gratuitos de cultivo de orquídeas e soldagem elétrica
    • 9 em cada 10 empresas de Araçatuba são pequenos negócios
    • Vítima de acidente em Barbosa recebe alta da UTI em Araçatuba
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Seminário aponta o futuro da energia com fontes renováveis
    Araçatuba

    Seminário aponta o futuro da energia com fontes renováveis

    By marcio123rocha19 de setembro de 2018Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

    Nesta terça-feira (18), foi realizado em Araçatuba o Seminário Energias Renováveis e Eficiência Energética, promovido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) e vários parceiros. O evento, que ocorreu no auditório da Unip Araçatuba,  teve dez palestras sobre energia renovável e suas fontes.

    Para o secretário Marcelo Mazzei, o evento foi uma oportunidade única para se fazer a discussão das vantagens da utilização das energias renováveis. “Existem novas formas de geração de energia, com o aproveitamento de muitos materiais que hoje ainda são descartados. Esse seminário mostra que precisamos olhar para o futuro de maneira sustentável, ou seja, de encontrarmos meios para a geração de energia renovável e não poluente”, analisou.

    Sergio Ojima, gerente do Departamento de Infraestrutura do Ciesp, também apontou a difusão da informação como principal objetivo do seminário. “Queremos difundir as muitas opções que temos, em termos de energias renováveis, especialmente nesta região do estado, onde a prevalência do sol por si só incentiva o uso dessa energia”, comentou. Ojima ressaltou, ainda, o fato de o estado de São Paulo ganhar a primeira usina solar, a ser inaugurada em breve no município de Guaimbé.

    “A receptividade às novas formas de geração de energia limpa e renovável é total. Hoje, o estado de São Paulo é importador de energia, mas somos riquíssimos em insumos para a geração, com biomassa, álcool e energia solar, por exemplo”, finalizou.

    O subsecretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, Antonio Celso de Abreu Junior, ressaltou que o foco do governo estadual é ampliar a matriz energética, pois “não nos faltam insumos, como a energia solar, o biogás, o biometano e muitos outros”.

    Ao falar para os representantes de cerca de 20 municípios presentes ao encontro, Antonio Celso ressaltou que a perspectiva é que o estado reduza drasticamente a necessidade de importar energia, através da ampliação de geração de energia fotovoltaica (solar) e do uso do metano obtido a partir do biogás.

    O subsecretário também valorizou o uso da vinhaça para a geração do biogás e até mesmo do aproveitamento do biogás gerado em aterros sanitários. “Isso tudo pode gerar energia. Se separarmos totalmente o que é reciclável do lixo domiciliar, orgânico, os aterros pode gerar biogás de qualidade e alimentar a produção de energia elétrica. Temos um encadeamento que favorece a qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e a geração de energia e riqueza”, comentou.

    Ao falar na abertura do evento, o prefeito Dilador Borges lembrou que a atual situação econômica desestimula muitos empresários, de todos os setores, mas que esse é o momento de se fazer novos investimentos. “Vejo com muita esperança que os investimentos não vão parar. Depois do que já sofremos com a falta de energia, a gente sabe que este é o momento de investir, de acreditar nas novas fontes, de apostar nas energias renováveis, como a fotovoltaica e a de biomassa”, afirmou.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleVenha conhecer a ‘Capitã Marvel’ no 1º trailer lançado ontem
    Next Article Secretaria já aplicou 203 multas neste ano por fraudes em hidrômetros
    marcio123rocha
    • Website

    Related Posts

    Araçatuba

    Escolas municipais de Araçatuba recebem mais de 120 atividades literárias e culturais no Felita

    18 de outubro de 2026
    Araçatuba

    Estado vem a Araçatuba para renovar convênio e transferir estrutura náutica ao município

    17 de outubro de 2026
    Araçatuba

    Araçatuba abre inscrições para o 1º Festival do Hambúrguer

    17 de outubro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.