23.6 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA TEM AMPLA PROGRAMAÇÃO

Em seu primeiro ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência terá ampla programação em Araçatuba. O início das atividades está marcado para esta terça-feira, indo até o próximo dia 28.
Na Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, o tema é “Família e Pessoa com Deficiência – Protagonistas na Implementação de Políticas Públicas”.
O objetivo é expor para a sociedade a importância da inclusão dos deficientes, mostrando-lhes que têm os mesmos direitos de qualquer cidadão, conforme explicou a psicóloga do hospital, Rafaela Bocchio, em nota enviada pela assessoria de imprensa da instituição.
Com a semana, o Ritinha vai levar aos usuários a interação com as suas respectivas famílias. Por isso, a programação é inteiramente voltada para familiares dos usuários atendidos e para os colaboradores.
Para hoje, está programada festa em homenagem aos pacientes aniversariantes do mês. Amanhã, haverá um passeio ao Speed Park (kartódromo) de Birigui. Já na quinta-feira, está programado um café da tarde na Quinta do Sardão, em Guararapes. Na sexta-feira, está marcardo um passeio no Hot Planet (parque aquático de Araçatuba) a fim de proporcionar diversão. Na próxima segunda-feira, passeio no Shopping Praça Nova e, no dia seguinte, ocorrerá a “balada” para marcar o encerramento da semana.
“Essas ações (da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência) são importantes para mostrarmos que eles têm sentimentos, como qualquer um de nós, e que gostam de momentos de diversão e de alegria”, afirma a presidente da associação, Maria Aparecida Nascimento Xavier. “É o que queremos proporcionar a eles”, finaliza.

UNESP
Na FOA (Faculdade de Odontologia) da Unesp, de Araçatuba, o Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência, o “Centrinho”, aproveitará a semana para promover o “Encontro de Bebês com Deficiência”.
As atividades começaram ontem de manhã com a apresentação do projeto de extensão “Assistência Odontológica ao Bebê com Deficiência”, do professor adjunto Osmar Aparecido Cuoghi. Hoje e amanhã, haverá atividades direcionadas a docentes, alunos e profissionais. Nesta terça, às 10h30, será realizada a palestra “O que é deficiência intelectual?”, com a professora doutora Rita Cássia Menegati Dornelles. Amanhã, no mesmo horário, é a vez do tema “Complexidade do atendimento odontológico a Bebês com Deficiência”, com os cirurgiões dentistas Cíntia Megid Barbieri, Liliane Passanezi A. Louzada e Márcio José Possari dos Santos.
O evento tem seu último dia na quinta-feira, sendo aberto ao público externo. Às 8h, ocorrerá a palestra “Acolhimento Mãe e Bebês”. Logo, em seguida: “Atuação do pediatra no atendimento a bebes com Deficiência”. Já às 9h, será apresentado o tema “Motricidade orofacial e alimentação em Bebês com Deficiência” e, por fim, “Cuidados odontológicos para Bebês com Deficiência”.

DATA
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi criada pela lei federal 13.585, de 26 de dezembro de 2017. A medida instituiu a programação no período que vai dos dias 21 a 28 de agosto. O objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Entretanto, no caso das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a programação, em Araçatuba, obedecerá o “Setembro Verde”, como ficou instituído por lei municipal o período dedicado à promoção da inclusão da pessoa com deficiência. Ontem, a direção da Apae informou que uma série de ações promovidas pela entidade com o público autista terá o seu pontapé inicial no próximo dia 3.

ARNON GOMES
Araçatuba

Ultimas Noticias