Diego Fernandes – Araçatuba
O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) deve inaugurar a sua sede reformada em Araçatuba no mês de outubro. A previsão é do presidente do órgão Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior. Em visita a Araçatuba nesta quarta-feira (3), Marcos Júnior falou ao jornal O LIBERAL que a estratégia do órgão, que responde ao governo do estado, é levar os trabalhos para mais próximo da população.
“Essa obra faz parte de uma estratégia do governador Tarcísio de estar mais presente no dia a dia e na ponta da linha, onde as coisas acontecem. Ele nos orienta para fazer a política nos municípios, onde a vida real das pessoas acontece”, afirmou o presidente do IPEM-SP.
A principal mudança com a reforma da sede, que fica na Rua Governador Pedro de Toledo, 310, no bairro das Bandeiras, é a implantação de um laboratório especializado na verificação de produtos industrializados pré-embalados, também chamados de pré-medidos — como alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, entre outros. A medida deve trazer economia e agilidade nas fiscalizações realizadas na cidade.
“O IPEM está implantando em Araçatuba um laboratório de pré-medidos. É um laboratório para fazer testes para ver se a pesagem do arroz está correta, do feijão, se tem gelo no bacalhau, se o frango não tem água dentro deles, tudo isso traz segurança para o consumidor. Anteriormente, essas amostras eram recolhidas e levadas para São Paulo, o que trazia custos logísticos, a gente acabava fazendo menos ensaios do que poderia fazer. Empresas da região tinham que assistir os ensaios lá em São Paulo. Com isso, facilita a vida para as empresas e para o cidadão”, afirmou.
A economia de tempo é a mais comemorada por José Carlos Palmieri, que é gestor da regional do IPEM-SP em Araçatuba.
“Com a vinda do laboratório, vamos conseguir economizar em logística, dinheiro e tempo, para fazer análise em produtos”, disse.
Balanço
No período de janeiro a agosto de 2025, a unidade do IPEM-SP em Araçatuba aplicou 181 autos de infração em fiscalizações realizadas na região.
No mês passado, por exemplo, o IPEM-SP lacrou 15 bombas em um posto de combustíveis em Araçatuba, pelo fato de todas apresentarem volumes fora da tolerância.
A unidade de Araçatuba é responsável pelos trabalhos de fiscalização em 84 municípios.


