ESTRUTURA - "Estamos preparando uma estrutura fantástica", disse o secretário Aildo Rodrigues sobre o Mundial de Kart

Secretário estadual  diz que exigências da FIA para Mundial de Kart já foram cumpridas

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FDERNANDES – ARAÇATUBA

Em entrevista exclusiva concedida ao jornal O LIBERAL REGIONAL e às rádios Clube FM e Jovem Pan Araçatuba, o secretário estadual de esportes, Aildo Rodrigues, afirmou que todas as exigências da FIA, Federação Internacional de Automobilismo, já foram cumpridas para a realização do Mundial de Kart no Speed Park, kartódromo internacional que fica entre os municípios de Araçatuba e Birigui.

 

Além dos preparativos para o mundial, o secretário comentou que o kartódromo da região tem sido de vital importância para o fomento do esporte em todo o estado, principalmente com a realização de campeonatos com a chancela do governo, como o Circuito Paulista de Kart, que terá suas próximas etapas no começo de setembro.

 

O Mundial de Kart, que estava marcado para outubro de 2020, foi adiado ainda no ano passado para outubro deste ano por causa da pandemia. Já em julho deste ano, foi anunciado novo adiamento da competição para o mês de dezembro. 

 

A competição vai ocorrer entre os dias 2 e 5 do último mês do ano e, de acordo com o titular da pasta estadual de esportes, Aildo Rodrigues, todo o protocolo exigido pela FIA já foi cumprido.

 

“O prazo para realizar as melhorias solicitadas pela FIA era até setembro, mas as exigências foram cumpridas ainda em julho, inclusive a última visita técnica do inspetor da FIA em julho foi bem satisfatória. Todo o plano logístico de importação e liberação alfandegária também já está totalmente definido e foi apresentado para a Receita Federal”, afirmou Aildo Rodrigues. “Estamos preparando uma estrutura fantástica para o Mundial de Kart, para que esse seja não só um campeonato, mas que seja um verdadeiro evento à altura do que merece o estado de São Paulo e do que merece o Brasil”, seguiu.

 

Com a realização da competição apenas em dezembro, a presença de público durante o evento estará liberada, já que o Plano SP do governo estadual prevê liberação da presença de público em eventos esportivos a partir de novembro. 

 

Gatilho econômico, esportivo e turístico

 

O secretário Aildo Rodrigues vê o Speed Park como uma ótima ferramenta de popularização do kart no Brasil, além de ser um gatilho econômico e turístico para a região de Araçatuba. Ele lembra que o kart tem potencial para revelar grandes nomes para o automobilismo mundial.

 

“O Speed Park tem como missão, inserir os iniciantes e praticantes do esporte e através disso descobrir grandes potenciais para o kartismo nacional e internacional. Tanto que no Brasil será realizado agora em novembro a Fórmula 1 e o kart é a base, é a preparação para que novos talentos sejam revelados e que possam chegar à Fórmula 1”, lembrou ele, citando o Grande Prêmio de São Paulo de F1, que será disputado em novembro, no Circuito de Interlagos, na Capital Paulista.

 

Para fortalecer o esporte, o secretário comenta que o governo do estado chancela competições de kart no Speed Park, com o objetivo de revelar novos pilotos e levar o kartismo mais próximo da população. O Circuito Paulista de Kart, por exemplo, tem inscrições gratuitas e acontece nos dias 3 e 4 de setembro, com a última etapa no dia 22 de outubro.

 

“O kartódromo veio para desenvolver e fomentar o esporte no estado, assim como o turismo e o desenvolvimento da economia na região. Isso é feito através dos nossos campeonatos, tanto federados quanto amadores, com toda a estrutura que o Speed Park oferece”, afirmou. “O Circuito Paulista de Kart é o campeonato oficial do governo do estado de São Paulo e tem inscrições gratuitas, incentivadas pelo governo. No mês de setembro nós teremos duas etapas do campeonato, que é um preparatório para o Mundial. O open do Mundial também é uma competição realizada através da lei do incentivo, é o Campeonato Open do Mundial de Kart. A nossa missão é trazer o kartismo para a região e popularizar o esporte no Brasil e no Mundo”, informou.

 

O Circuito Paulista de Kart oferece a chance de pilotos conseguirem ganhar, inclusive, uma inscrição no Mundial de Kart de graça. Como a inscrição no circuito é gratuita, um dos prêmios para os melhores colocados nas categorias OK e OK Júnior é exatamente a inscrição no Mundial. 

 

“É um grande diferencial e mais uma possibilidade de trazer visibilidade para o kartismo nacional, principalmente para o interior paulista. Oferecendo a oportunidade para pilotos experientes e iniciantes. Queremos através disso mostrar a capacidade do Brasil em nível internacional”, completou o secretário. 

 

 

GATILHO – Para secretário, Speed Park fomenta esporte, economia e turismo na região de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Homem é preso com 105 quilos de maconha

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Policiais do 2º Distrito Policial e do Setor …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *