14.3 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 26, 2022

Secretaria da Saúde investiga morte de criança de 9 anos por dengue

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

A Secretaria de Saúde de Birigui está investigando a morte de Rian de Souza Almeida, 9 anos, que morreu na manhã de domingo, em Birigui, por suspeita de dengue. O garoto foi velado e sepultado nessa segunda-feira em Nova Independência, cidade onde reside a avó materna. Este ano Birigui já registrou duas mortes por dengue: uma mulher de 79 aos morreu no dia 16 de março e um homem de 72 anos morreu no dia 17 de abril. Dados divulgados na semana passada apontam que a cidade está com mais de 4,5 mil casos positivos da doença. O município já reconheceu que vive epidemia.

A reportagem teve informação de que o menino passou mal na quinta-feira e foi levado a uma unidade de saúde e ficou internado, mas teve alta no dia seguinte. Mas o quadro agravou-se e o menino morreu no domingo (8), à tarde

O corpo de Rian chegou a Nova Independência na manhã dessa segunda-feira (9) e foi sepultado no início da tarde.

 

NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE BIRIGUI

“Com relação ao óbito de um menino ocorrido neste domingo, a Secretaria Municipal de Saúde informa que o caso está sendo investigado como morte suspeita por dengue. A Vigilância Epidemiológica já solicitou à OSS BHCL informações sobre o atendimento prestado à criança no Pronto Socorro Municipal e amostra de sangue coletada do menino para encaminhar para análise no Instituto Adolfo Lutz.

 

A Secretaria de Saúde reforça que as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti foram intensificadas desde o dia 7 de março no município, sendo que até o dia 30 de abril o mutirão percorreu 72 bairros, sendo trabalhados 22.592 imóveis e retirados 54 toneladas de materiais inservíveis que serviam de criadouros. Larvas do mosquito foram encontradas em recipientes em 712 imóveis.

 

Nesta segunda-feira (9), o mutirão para eliminação de criadouros de imóveis e terrenos estÁ ocorrendo nos bairros Vila Pontes, Vila Maria e hoje à tarde terá início no Thereza Maria Barbieri. Já a nebulização teve início no Conjunto Habitacional Margareth Josefina Del Bianco Vargas, bairro onde na última sexta-feira foi realizada uma força-tarefa de limpeza, sendo recolhidas 65 toneladas de materiais inservíveis descartadas de forma irregular em vias públicas.

 

A administração municipal está fazendo a sua parte para conter o avanço da dengue em Birigui e pede a colaboração e conscientização da população para que permita a entrada dos agentes nos imóveis para os trabalhos preventivos. É necessário também que cada um faça a sua parte, redobrando os cuidados diários com ralos, vasos de plantas, bebedouros de água de pets e outros recipientes que possam acumular água, servindo de criadouro para o mosquito.

 

SEGUE NOTA DA OSS

 

A OSS BHCL informa que o menino deu entrada no Pronto Socorro Municipal as 12:24h do dia 08/05/2022  em estado grave, sendo atendido imediatamente pela equipe médica e de enfermagem na sala de emergência pediátrica. Foi realizado imediatamente manobras de ressuscitação cardiopulmonar sem sucesso, evoluindo a óbito com suspeita de complicações por dengue. Em consultas anteriores no PSM a criança apresentava quadro clínico estável de paciente positivo para dengue, sem sinais de alerta”.

 

 

 

Ultimas Noticias