6.4 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

Saúde fará campanha para coleta gratuita de preventivos no dia 12 de março

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

A Secretaria de Saúde de Birigui realizará no sábado, dia 12 de março, campanha gratuita para coleta de exame preventivo do câncer de colo do útero. O atendimento acontecerá em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Ambulatório de Saúde da Mulher, das 7h às 13h.

O exame é indicado para mulheres com vida sexual ativa e na faixa etária entre os 25 e 64 anos idade. O objetivo da campanha é alcançar as mulheres que estão com a coleta em atraso e também fazer o rastreamento precoce do câncer do colo do útero. A atividade faz parte das ações do Março Lilás.

Para fazer o exame será necessário apresentar cópia do cartão do SUS e também o RG. A Secretaria de Saúde orienta que as mulheres não podem estar menstruadas no dia do exame. Não pode ter relação sexual dois dias antes da coleta e nem fazer ducha vaginal ou usar pomada.

 

PREVENÇÃO

O exame é importante para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer do colo do útero, pois quando a doença é tratada em sua fase inicial as chances de cura são muito maiores. Em casos de alterações, as pacientes receberão acompanhamento na rede municipal de saúde e, se necessário, encaminhadas ao setor de prevenção do Hospital do Amor de Barretos.

É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica. Os exames podem ser feitos gratuitamente na rede pública de saúde durante todo o ano, de segunda a sexta-feira nas UBSs ou no Ambulatório de Saúde da Mulher.

 

Ultimas Noticias