ANÚNCIO - Estado deve vacinar mais de 7 milhões de pessoas até o final do mês

São Paulo prevê que todos os adultos terão tomado duas doses da vacina contra a covid até o fim do ano

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

No último domingo (13), o governador João Doria (PSDB) anunciou que toda a população adulta do Estado de São Paulo deverá estar vacinada contra a covid-19 até 15 de setembro, antecipando em 33 dias a estimativa de conclusão do cronograma anterior. Com o novo calendário, pessoas com idade a partir de 40 anos poderão se vacinar contra o coronavírus ainda neste mês.

Caso o cronograma da primeira e da segunda dose seja cumprido à risca, todos os moradores adultos do estado estarão vacinados com as duas doses até dezembro.

A projeção leva em consideração o período de 90 dias para aplicação das segundas doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer após a primeira vacinação.

Somente neste mês, a previsão do Programa Estadual de Imunização é que 7 milhões e meio de adultos do Estado de São Paulo recebam a primeira dose até o final deste mês.

A partir da próxima quarta-feira, as doses poderão ser aplicadas em qualquer pessoa na faixa de 50 a 59 anos. Pelo cronograma anterior, esta data estava definida para as pessoas com idade entre 55 e 59 anos, e agora o alcance foi expandido.

A partir do dia 23 de junho, o estado vai vacinar a população com idade entre 43 e 49 anos. No dia 30 de junho começa a imunização dos que têm entre 40 a 42 anos.

No dia 15 de julho, a campanha será estendida para a população de 35 a 39 anos. Depois, no dia 30 de julho, as pessoas com idade entre 30 e 34 anos também poderão ser vacinadas contra a covid-19.

A partir de 16 de agosto, a vacinação se estende para os adultos mais jovens, com idade entre 25 a 29 anos.

Por fim, a partir de 1 de setembro, todos os adultos a partir de 18 anos poderão iniciar a imunização contra o coronavírus, com término previsto de aplicação da primeira dose para o dia 15 de setembro.

A ampliação dos públicos-alvo e a projeção do novo calendário se baseiam nas estimativas de entregas do Ministério da Saúde. Com a chegada ao Brasil dos novos imunizantes da Pfizer e da Janssen e mais entregas das vacinas CoronaVac e Astrazeneca, o estado recalculou o cronograma e está intensificando a logística e distribuição dos imunizantes para os 645 municípios.

Vacinação em Araçatuba

A vacinação para profissionais que atuam na educação básica de 18 anos ou mais, pessoas com deficiência da mesma faixa etária que não recebem auxílio do Benefício de Prestação Continuada, pacientes com comorbidades e que fizeram tratamento oncológico, além de portadores do vírus HIV/AIDS foi estendida até o dia 26 de junho, em Araçatuba.

O período de vacinação destes grupos era até hoje, mas devido ao alto índice de pessoas a serem vacinadas, o período foi prorrogado. Também vai até o dia 26, a vacinação em segunda dose para profissionais da saúde, gestantes e puérperas.

A vacinação em Araçatuba ocorre no Araçatuba Shopping, no Shopping Praça Nova, na paróquia São Paulo Apóstolo – Rua Francisco Cardassi, 319, Planalto – e no drive-thru do Núcleo de Gestão Assistencial – Rua Lions Clube, 571, Morada dos Nobres -, que aplicam a vacina das 13h às 19h. Já na zona rural, a vacinação ocorre nos dias úteis na UBS do bairro Engenheiro Taveira das 8h às 19h.

O profissional da educação deve fazer o cadastro no Vacinajá e apresentar vínculo empregatício. No caso das pessoas com deficiência, para receber a vacina é preciso apresentar um documento que comprove a situação, como laudos médicos. Todos devem levar documento com foto e CPF.

Até esta segunda-feira (14), Araçatuba havia aplicado 98.284 doses de vacinas contra a covid-19. Foram 66.635 aplicadas em primeira dose e 31.649 na segunda. A cobertura vacinal da primeira dose está em 33,63% e da segunda em 15,97%. (Com informações do Governo de São Paulo)

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Dupla presa pelo Baep com 29 quilos de haxixe

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BRAÚNA No fim da tarde dessa terça-feira (19), equipe do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *