A5 LEITE RECONHECER - Anualmente a Santa Casa de Araçatuba homenageia as mães doadoras

Santa Casa vai homenagear mães com bom desempenho em produção de leite humano

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Como parte das ações referentes ao Agosto Dourado, mês instituído pelo Ministério da Saúde para divulgações sobre a importância da amamentação, o Serviço de Neonatologia e Pediatria Intensiva da Santa Casa realizará evento interno com mães de bebês internados em unidades intensivas do hospital.

O neononatologista e pediatra Anderson Azevedo Dutra e demais integrantes das equipes médicas e de enfermagem da UTI Neonatal, UTI Neonatal e Pediátrica e Unidade de Cuidados Intermediários vão orientar às mães sobre a importância da amamentação e de as mães receberem as informações e o suporte necessário para amamentar seus bebês.

 Neste ano, o tema do Agosto Dourado é “Proteja a amamentação- uma responsabilidade compartilhada”. O tema foi criado pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês) para despertar a certeza de que a amamentação deve ser compreendida como uma responsabilidade que precisa ser compartilhada com todos.

 

Homenagem

O evento também vai homenagear mães que no mês de julho, registraram bom desempenho em ordenhas realizadas para alimentar bebês internados nas unidades neonatais.

No período, 47 mães foram atendidas no Posto de Coleta de Leite Humano, unidade criada pela Santa Casa de Araçatuba para que mães de prematuros e/ou bebês que precisam continuar no hospital após o parto, possam retirar leite para alimentá-los.

 Em julho, a produção foi de 34,5 litros. Após a ordenha, o leite é encaminhado para analise pelo Banco de Leite do Hospital da Mulher e retorna ao hospital.

Dentre as mães atendidas, Natalia Cristina Ferreira atingiu o índice ouro, com 4,434 litros; seguida de Denise Aparecida dos Santos 1,407 litro, e Haila Rodrigues 1,356 litro, que respectivamente foram padrões prata e bronze e receberão mimos de incentivo e reconhecimento.

 

Tecnologia

Desde o ano passado, as mães atendidas no Posto de Coleta de Leite Humano contam com a tecnologia para coletar leite.  As ordenhas são realizadas através de um extrator elétrico, bomba automática que agiliza a coleta e oferece conforto às mães. 

 A máquina reduz o tempo de coleta em relação à ordenha manual e permite extração total de leite das duas mamas simultaneamente, sem causar dor ou danos aos mamilos das puérperas.

 Devido a grande demanda, a direção da Santa Casa de Araçatuba precisa de mais uma extratora que deverá ser doada por um clube de serviço.

 

Agosto Dourado

A campanha reforça, junto às mães e profissionais de maternidades, a importância da doação de leite materno. A cor dourada foi adota em alusão à campanha porque o leite humano é considerado o alimento ouro para os bebês.

 O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde.

 O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

 O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.

 

Agende-se

Data: 13/8

Horário: 9h

Local: Anfiteatro (6º andar)

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Polícia Rodoviária Federal apreende quase uma tonelada de maconha em Penápolis

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – PENÁPOLIS No início da tarde de domingo (26), equipe da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *