11.8 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

SAMBA MARCA HOMENAGEM A FAMOSO VIOLONISTA DA CIDADE

Uma noite com clássicos do samba vai marcar, neste sábado, homenagem a um dos nomes mais famosos da música de Araçatuba: José Calixto Marques, mais conhecido como Zé Calixto, falecido há 14 anos.
O artista dará nome ao anfiteatro da Praça do Pinheiros – altos da rua dos Fundadores.
Na oportunidade, será descerrada placa em homenagem a este que foi um dos grandes violonistas da cidade, conforme a secretária municipal de Cultura, Tieza Marques de Oliveira. Ela ressaltou que o ato contará com a presença de familiares e amigos do músico.
A cerimônia será abrilhantada pelo grupo Raízes do Samba, de Araçatuba. Os sambistas farão a segunda parte do show “O negro e o samba – um século de glória”, apresentado, incialmente, em maio, na praça João Pessoa, em comemoração ao Dia das Mães. O espetáculo conta com apoio da Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Programa de Fomento à Cultura.
No repertório, os artistas costumam cantar clássicos de grandes nomes do samba. Neste show, como o próprio nome diz, ganham destaque obras de compositores que ficaram eternizadas nas vozes de negros. O ‘Raízes’ levará ao palco Ataulfo Alves, Cartola, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Dona Ivone Lara, Emílio Santiago, Alcione, entre tantos outros.
O início do espetáculo está previsto para as 19h. A entrada é gratuita.

CARREIRA
Morto com 49 anos de idade em 2004, Zé Calixto se destacou no ensino de violão. Foi o primeiro músico na cidade a ter um conservatório dedicado exclusivamente ao ensino do instrumento. Tornou-se, assim, uma referência para diversas pessoas que tocam o órgão.
Era formado em música pela USP (Universidade de São Paulo), mas também trabalhou como radialista. Em sua trajetória, foi ainda proprietário de meios de comunicação na cidade, como o jornal “Gazeta de Araçatuba”, e a emissora de rádio Verão FM. Também trabalhou na Prefeitura, tendo sido diretor de turismo na gestão do ex-prefeito Domingos Andorfato (1993-94).
“A homenagem é mais do que justa. Zé Calixto foi um dos violonistas mais notáveis de Araçatuba, destacando-se também no ensino. Infelizmente, ele nos deixou muito cedo”, diz Tieza. O decreto com a denominação do músico ao anfiteatro foi publicado em março deste ano.

ARNON GOMES
Araçatuba

Ultimas Noticias